Promovida pelo Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e Instituto Centec, a Feira do Conhecimento teve sua primeira edição em 2017. O evento é voltado para jovens empreendedores, empresários, estudantes, professores, pesquisadores, profissionais e gestores.
Considerado o maior programa de desenvolvimento de negócios inovadores do Ceará, o Corredores Digitais é um programa integrado de capacitação, mentoria, networking e prêmios, realizado pela Secitece, em parceria com o Centec, para pessoas que objetivam transformar suas ideias, pesquisas, invenções ou negócios em estágio pré-operacional em modelos de negócios inovadores, competitivos, lucrativos e socialmente responsáveis.
Criado em 2012, o Ceará Faz Ciência é uma mostra e feira científica realizada de forma itinerante com o objetivo de incentivar a pesquisa científica em crianças e adolescentes. Todos os anos é definida uma temática para nortear o desenvolvimento dos trabalhos, acompanhado o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações.
O CriarCE é ambiente de inovação e empreendedorismo destinado a apoiar projetos e startups baseadas em soluções de hardware impulsionando seu desenvolvimento e entrada no mercado. Em seu ambiente o CriarCE oferece uma infraestrutura física para o desenvolvimento desses hardwares através de seus laboratórios de prototipagem e ambientes de negócios.
A Universidade do Trabalho Digital – UTD é uma iniciativa da Secitece, em parceria com Instituto Centec, que oferece formação gratuita para os cearenses, acima de 16 anos, por meio de cursos de iniciação digital e de formação avançada nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O objetivo é melhorar a qualificação profissional em áreas estratégicas, promovendo o desenvolvimento sustentável do Estado e facilitando a inserção no mercado de trabalho.
O projeto Ciência Itinerante é uma iniciativa do Programa de Popularização da Ciência da Secitece que tem como objetivo levar o conhecimento científico aos quatro cantos do Ceará. Em um ônibus-laboratório totalmente equipado e climatizado, monitores de diversas áreas do conhecimento – Química, Física, Biologia, TIC, Robótica, Energias Renováveis e Geografia, realizam experimentos que aliam a ciência com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando a gosto dos expectadores pela investigação científica.
A Universidade Aberta do Brasil (UAB), ligada ao Ministério da Educação, é responsável pela formação superior a distância no País. As unidades oferecem cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu) voltados, principalmente, à formação de professores e agentes públicos. No Ceará, os polos da UAB estão vinculados e sob supervisão geral da Secitece.
Este site utiliza a ferramenta Google Analytics para coleta de dados estatísticos de acesso. Clique aqui e saiba mais sobre o uso de cookies do Google Analytics em sites.