Salas Inteligentes trazem inovação para saúde pública do Ceará
30 de dezembro de 2024 - 11:15 #investimento #promotec #Saúde
Investimento supera R$ 44 milhões com recursos da Secitece, por meio do Promotec
Foto: Felipe Martins (HGF)
O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) acaba de inaugurar a primeira de 13 salas inteligentes que irão modernizar a área de saúde pública do Ceará. Os equipamentos foram adquiridos pelo Governo do Ceará por meio do Promotec II – Programa de Modernização Tecnológica do Ceará, coordenado pela Secitece, com investimento de R$ 44.351.289,85.
As Salas Inteligentes trazem internet de alta velocidade e tecnologia de última geração, possibilitando a transmissão ao vivo de cirurgias para especialistas no Brasil e no mundo. Os equipamentos possibilitarão às salas cirúrgicas uma utilização otimizada, por meio da integração de informações antes, durante e após os procedimentos cirúrgicos, o que garantirá atendimento mais eficiente e seguro aos pacientes.
Equipamentos foram entregues em junho com a presença do governador Elmano de Freitas
Dentre os equipamentos, estão novos softwares para a programação dos pacientes, minimizando a possibilidade de erros na entrada dos dados; torres de vídeo para cirurgias laparoscópicas com qualidade 4K; além de soluções para equipamentos cirúrgicos, diminuindo o tempo de preparação da sala.
Ao todo 11 hospitais do Ceará estão sendo beneficiados com as salas interativas que contam com tecnologia europeia para o fortalecimento da área de saúde: Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Leonardo da Vinci, Hospital José Martiniano de Alencar, Hospital Geral Waldemar de Alcântara, Hospital de Messejana, Hospital Infantil Albert Sabin, Hospital Universitário do Ceará, Hospital Regional do Sertão Central, Hospital Regional do Cariri, Hospital Regional do Sertão Norte, Hospital Regional do Vale do Jaguaribe.
Sobre o Promotec
Em sua segunda edição, a iniciativa tem promovido a modernização tecnológica em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado, tais como segurança pública, educação, finanças públicas, meio ambiente e saúde, por meio da aquisição de equipamentos e de serviços de ponta. É coordenado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).