Secitece participa do Seminário de Planejamento Estratégico da Fiocruz Ceará 2024-2040

6 de março de 2024 - 10:38


Evento discutiu o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, investimentos em Biotecnologia e ampliação de parcerias institucionais

Com o objetivo de contribuir com o debate em prol do desenvolvimento científico do Estado, a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro, participou, nesta segunda-feira (4), do Seminário de Planejamento Estratégico da Fiocruz Ceará 2024-2040. O encontro aconteceu na sede da Fiocruz-CE, no município do Eusébio, e teve como abordagem central o papel da instituição com uma retrospectiva dos avanços científicos desenvolvidos nos últimos 15 anos, além das expectativas e parcerias para o futuro da Fundação no Ceará.

A secretária Sandra Monteiro integrou a mesa redonda “O papel da Fiocruz no Ceará: retrospectiva e expectativas”. Em sua fala, a titular da Secitece destacou a importância do investimento público para a estruturação e modernização de ecossistemas de pesquisas científicas.

”Precisamos apostar num modelo de gestão eficiente e inclusivo que impulsione a economia local e promova cada vez mais avanços no campo científico, sobretudo, na área da saúde, a partir de um sistema de cooperação em rede que envolva o setor empresarial e acadêmico, com foco no desenvolvimento territorial da região”, afirmou.


Também participaram do Seminário o presidente da Fiocruz, Mário Moreira; a coordenadora da Fiocruz Ceará, Carla Celedonio; o responsável pela Coordenação da Estratégia da Fiocruz para a agenda 2030, Paulo Gadelha; o secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho; o vice-reitor da Uece, Dárcio Italo, entre outras autoridades.

Mais inovação na saúde

Durante o Seminário, foi discutido o planejamento do Polo Tecnológico e Industrial da Saúde do Eusébio (PITS). A unidade visa o desenvolvimento de novas tecnologias e inovações em saúde, com foco no fortalecimento do Complexo Econômico e Industrial da Saúde no Brasil. A ideia é reduzir a dependência de importações de insumos e equipamentos pelo SUS e sistema de saúde suplementar.


Os debatedores também mencionaram os investimentos significativos do Governo do Ceará e da Fiocruz no estado, como forma de alavancar e consolidar um distrito/parque industrial com atividades econômicas no campo da saúde.

Neste sentido, foi pontuada a integração várias iniciativas que fomentam a formação de mestres e doutores, a implementação de unidades de apoio diagnóstico e, mais recentemente, a inauguração do Centro de Imunologia e Imunoterapia Fiocruz Pasteur. Além disso, houve a confirmação acerca da implantação da Unidade de Biomanguinhos, com futura produção de ingrediente Farmacêutico Ativo (IFAs) para biofármacos.