Diversidade: Secitece e Sediv discutem ações voltadas à comunidade LGBT

5 de outubro de 2023 - 12:54


Na ocasião, a titular Sandra Monteiro recebeu a nova placa do Estado contra a prática de discriminação 

A população LGBTQIAPN+ foi tema de um encontro entre a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Sandra Monteiro, e a secretária da Diversidade do Ceará (Sediv), Mitchelle Meira. Durante a reunião, realizada nesta quarta (4/10), as gestoras conversaram sobre a possibilidade de desenvolver ações e programas, a partir do sistema de ensino da Secitece, voltados para este público.

Entre os encaminhamentos, ficou acordada a criação de um grupo de trabalho com a participação das universidades estaduais (Uece, UVA e Urca). A ideia é que sejam formuladas iniciativas e mecanismos com foco no acompanhamento e na permanência das pessoas LGBT’s nas instituições de ensino superior, a fim de evitar evasão acadêmica.

Cientista Chefe

No encontro, também foi discutida a proposta de estabelecer um cientista/pesquisador membro do programa Cientista Chefe que apoie no desenvolvimento de pesquisas, mapeamentos e editais voltados para o segmento LGBT. Deste modo, será mais fácil viabilizar a criação de políticas públicas de inovação para a gestão pública estadual, através do trabalho cooperativo entre cientistas e gestores públicos.



De acordo com a titular Sandra monteiro, a iniciativa acontecerá de forma integrada, envolvendo as Secretarias da Diversidade, Igualdade Racial e Povos Indígenas.

Nova placa

Na ocasião, a equipe da Secretaria da Diversidade trouxe a nova placa que deixa explícita como crime a prática de discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero. A pasta do Ceará é a primeira do Brasil com esta temática, constituindo um marco sócio-histórico das políticas públicas para população LGBTI+. A placa foi afixada na recepção da Secitece.

Também participaram da reunião a coordenadora de Políticas Públicas para População LGBTI+, Viviana Mesquita; o assessor Anderson Gois Carvalho; e a orientadora de Célula da Secretaria da Diversidade, Luana Ângelo.