Conectividade: parceria entre Secitece e RNP fortalece educação e pesquisa cearenses

22 de maio de 2023 - 12:17


Consolidação do acordo foi discutido em reunião no gabinete da secretária Sandra Monteiro

Representantes da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e das instituições vinculadas à Secitece estiveram reunidos no gabinete da secretária Sandra Monteiro, na última sexta-feira (19/5). O objetivo do encontro foi discutir como consolidar o sistema RNP no estado, integrando os órgãos de Ciência, Tecnologia e Inovação cearenses ao ambiente avançado de educação e pesquisa nacional.

Atualmente, a RNP disponibiliza internet segura e serviços personalizados para 13 instituições cearenses, incluindo universidades, institutos educacionais e agência de pesquisa. São estudantes, professores e pesquisadores beneficiados com a parceria, que permite a conexão por meio de cabos de fibra óptica. No estado do Ceará, há uma peculiaridade que fortalece esta conectividade: a integração com o Cinturão Digital.

De acordo com o diretor de Relacionamento Institucional da RNP, Gorgonio Barreto, a reunião serviu para fortalecer a ampla parceria entre as entidades. “Esse encontro reforçou a longa colaboração existente entre o Governo do Ceará, a RNP e os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC)”.




Durante a atividade, a secretária Sandra Monteiro destacou o grande interesse da Secitece em seguir com a cooperação, buscando o constante aprimoramento do serviço. “Para nós, enquanto Estado, é de suma importância contarmos com a parceria de uma rede nacional que corrobora com o nosso propósito, que é proporcionar qualidade do ensino e da pesquisa por meio do acesso à tecnologia”.

Participaram da reunião, pela Secitece, a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna, Adeline Lobão, e a coordenadora de Tecnologia da Informação e Comunicação, Marta Menezes. Também estiveram presentes a reitora da UVA, Izabelle Mont’Alverne; o reitor da Urca, Francisco Lima Junior (remotamente), além de técnicos e gestores da Uece, Funcap e Nutec.