Google anuncia ações de capacitação no Ceará

25 de setembro de 2023 - 13:24 # # #

Secitece discute cooperação para fomentar capacitação profissional, empreendedorismo e cultura digital durante evento realizado dia 21/09

A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro, representou o governador Elmano de Freitas no evento “Cresça com o Google em Fortaleza”, no último dia 21/09, ao lado das secretárias Mitchelle Meira (Diversidade) e Zelma Madeira (Igualdade Racial).

Na ocasião, o Google anunciou parceria com o Governo do Ceará para a ampliação do programa de capacitação profissional tecnológica da empresa de forma gratuita no Estado, com foco especial para pessoas em situação de vulnerabilidade social, visando principalmente o combate às desigualdades e ao desemprego. As ações serão desenvolvidas em parceria com as secretarias da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Educação, Diversidade e Igualdade Racial.

“Iremos desenvolver em parceria programas e ações na área de capacitação profissional, empreendedorismo e cultura digital, especialmente os que ajudem a diminuir os conflitos sociais e raciais que envolvam as mulheres e a população LGBTQIA+”, afirma a titular da Secitece.

As certificações de carreira da empresa compreendem os cursos de UX Design, Suporte em TI, Análise de Dados, Gerenciamento de Projetos, Marketing Digital e E-commerce em português. Disponíveis no Coursera, plataforma de aprendizado on-line, cada treinamento tem cerca de 200 horas e é desenvolvido pelo Google para a capacitação em especialidades demandadas pelo mercado – sem exigência de experiência prévia.

No ano passado, o Google anunciou a distribuição de 500 mil bolsas para todo o Brasil até 2026. Ao todo, 150 mil já foram concedidas como parte dessa iniciativa. Durante o evento, a empresa também detalhou outras ações para colaborar com os esforços em prol da capacitação profissional e da aceleração da economia local.

C-Jovem

O programa C-Jovem é uma dessas ações do Governo do Ceará que contam com apoio do Google. Criado em 2022, o Programa C-Jovem já capacitou mais de 11 mil jovens de 174 Escolas Estaduais de Educação Profissional e de Tempo Integral, em 73 municípios cearenses. A meta é chegar a 100 mil jovens em cinco anos. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos jovens e suas famílias, levar desenvolvimento econômico e social para todas as regiões do Ceará.

O programa explora as habilidades de formação em TIC, Empreendedorismo e Inovação, Raciocínio Lógico, Comunicação e Relacionamento Interpessoal, e Inglês para Profissional de TIC. Os alunos podem escolher entre sete trilhas de tecnologia, de acordo com a área de interesse: desenvolvimento iOS, desenvolvimento Android, Nuvem, Java, Infraestrutura 5G, Inteligência Artificial e FullStack, este último ofertado pela Uece em parceria direta com o Instituto Atlântico.

A parceria garante a capacitação dos alunos e professores nas modernas aplicações de nuvem. Até o momento, mais de mil alunos de 26 instituições do estado do Ceará foram capacitados, sendo que mais de 70% deles já concluíram o curso e adquiriam seus digital skill badges, selos que representam o reconhecimento do Google Cloud de que a pessoa está capacitada naquela habilidade específica.

O C-Jovem é desenvolvido pelo Governo do Ceará, por meio das secretarias da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), da Educação (Seduc), do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Planejamento e Gestão (Seplag), do Trabalho (STE) e da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), em parceria com Uece, IFCE e UFC, Iracema Digital, Sebrae, FIEC/Senai, Fecomércio/Senac e Instituto Atlântico.