Secitece presente na cerimônia de repatriação do fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus

12 de junho de 2023 - 13:45

 

A titular Sandra Monteiro acompanha o governador Elmano de Freitas em evento na sede do MCTI, em Brasília

A secretária Sandra Monteiro participa, logo mais às 17h, em Brasília, da cerimônia de repatriação do fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus, levado ilegalmente do Brasil há quase 30 anos e devolvido ao país. O evento acontece na sede do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e será transmitido via Youtube, no canal da instituição. A titular da Secitece acompanha o governador Elmano de Freitas, que também estará presente na solenidade.

O Ubirajara jubatus viveu há 110 milhões de anos, na Bacia do Araripe, no interior do Ceará, e foi retirado após ser descoberto por pesquisadores estrangeiros no manancial paleontológico. O pedido de devolução do fóssil ao Brasil ocorreu após a comunidade científica brasileira questionar uma possível exportação ilegal de peças.

O fóssil estava no Museu Estadual de História Natural Karlsruhe, na Alemanha, e foi devolvido no último dia 4 de junho. Agora, fará parte do acervo do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, equipamento ligado à Universidade Regional do Cariri (Urca) e localizado em Santana do Cariri/CE.

[+] sobre o fóssil

O dinossauro Ubirajara jubatus possuía estruturas semelhantes a penas e uma espécie de juba em seu pescoço. Essa adaptação provavelmente servia de exibição em rituais de acasalamento. Além disso, o Ubirajara tinha um corpo ágil, sendo provavelmente um caçador habilidoso.

Seu nome é uma combinação de palavras de origem indígena e latina. “Ubirajara” significa “senhor da lança” na língua tupi-guarani, e faz referência à habilidade de caça. “Jubatus” é latim e significa “com juba”, referindo-se às características únicas do dinossauro.