Ceará recebe cerca de mil fósseis repatriados da França

13 de dezembro de 2023 - 13:32

As 998 peças chegarão ao Aeroporto de Fortaleza na manhã desta quinta (14/12)

Nesta quinta-feira (14/12), às 11h, serão entregues, ao Governo do Ceará, um total de 998 fósseis de raro valor científico e cultural, repatriados da França. A comitiva estadual, liderada pela secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro, receberá as peças em cerimônia no Aeroporto de Fortaleza. Os fósseis são datados do período Cretáceo, com cerca de 90 a 110 milhões de anos, retirados ilegalmente da bacia do Araripe.

A chegada dos fósseis em solo cearense finaliza o caso iniciado em 2013, quando os bens foram apreendidos através de uma operação conjunta das Justiças brasileira e francesa. A posse das peças havia sido dada ao Brasil em 2022, em cerimônia realizada na cidade portuária Le Havre, na França.

O Governo do Ceará arcou com toda a logística de transporte dos fósseis. “Esse material tem um valor cultural incalculável para nosso estado e para o país. Importante ressaltar toda a articulação dos governos estadual e federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e, ainda, do Ministério das Relações Exteriores, responsável pela diplomacia cultural brasileira, atuando de maneira estratégica nesta missão. Adicionalmente, teve o papel de articulação final a Secretaria de Relações Internacionais do Governo do Ceará”, destaca a secretária Sandra Monteiro.

Detalhes dos fósseis

O acervo que desembarcará em Fortaleza nesta quinta-feira impressiona pela variedade, com fósseis de pterossauros, peixes, plantas, insetos e outras espécies de animais, oriundos da Chapada do Araripe, no Cariri cearense. Algumas peças estão em perfeito estado de conservação dos tecidos.

As peças farão parte do acervo do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, ligado à Universidade Regional do Cariri (Urca), instituição vinculada à Secitece. Os fósseis também serão exibidos em exposições itinerantes.

SERVIÇO:
Ceará recebe cerca de mil fósseis repatriados da França
Data: 14/12 (quinta-feira)
Horário: 11h
Local: Aeroporto de Fortaleza