Feira do Conhecimento começa quinta-feira (3/11); confira algumas das atrações

1 de novembro de 2022 - 13:20

Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios marcam a sexta edição do evento, que será 100% presencial e gratuito

Quem é apaixonado por ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo não pode perder a 6ª edição da Feira do Conhecimento, que acontece de quinta a sábado (3 a 5 de novembro), no Centro de Eventos do Ceará (Pavilhão Oeste). Com programação 100% presencial e gratuita, a Feira proporcionará uma experiência única, em um ambiente físico especialmente pensado para integrar, capacitar e entreter os visitantes.

As atividades vão ocorrer no horário das 14h às 21h, com destaque para oficinas, mostras de tecnologias, exposição de museus e muito mais. Para participar, é necessário se inscrever em www.feiradoconhecimento.com.br. No site também é possível conferir a programação completa do evento, que é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e Instituto Centec.

O evento conta com patrocínio master da Brisanet, Ninna Hub e Terra Vista 360 e patrocínio mega da Unifor, Unifametro, Studio Games, Casa Azul Ventures/O Povo, Zeiss, CNPq/Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, além do Sistema FIEC, por meio do IEL, SESI e SENAI.

A Feira do Conhecimento recebe ainda o patrocínio top do Instituto Federal do Ceará e Funcap, bem como o apoio das seguintes instituições: UECE, UVA, URCA, NUTEC e Centec.

Games e Metaverso

Os amantes do universo gamer vão encontrar um espaço ainda maior e com mais atrações, com a Arena Metagames. “Contaremos com a parceria da Studio Games e do IFCE numa arena exclusiva para E-Sports, com destaque para os campeonatos de League of Legends, Valorant, Multiversus, FreeFire e Xadrez. Também teremos atividades com VR (Realidade Virtual), consoles, jogos de tabuleiro, jogos independentes e muito mais”, explica o presidente da União Cearense de Gamers, Izequiel Norões.

Haverá ainda palestras com os temas “Planeta Jovem: uma jornada pelo metaverso”, “Web3 e Metaverso: onde estamos e para onde vamos”, “Tendências para o Futuro da Arte e Tecnologia – NFTs, DaOs e Metaverso”, “Oportunidades do Hub de Jogos para o Ceará”, “Cultura, Formação e E-Sports: jogos transformando realidades e “Como se tornar um hacker ético”.

Educação

Uma das grandes atrações da Feira é o ator e diretor Silvero Pereira, ex-aluno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Em sua palestra, o artista, que participou da novela Pantanal, da Rede Globo, vai falar sobre “Educação, Arte e Diversidade como mecanismo de transformação social”.

A programação voltada ao público infantil terá seu ponto alto com a participação do projeto “Ciência Divertida”, comandado pelo professor Márcio Sena. A atração para os pequenos terá direito a experimentos interativos e outras performances narradas de uma forma lúdica e, ao mesmo tempo, educativa.

Aulão pré-vestibular – A FdC deste ano vai dar uma força aos estudantes que estão prestes a realizar o vestibular da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nos dias 03 e 05 de novembro (quinta-feira e sábado), os professores do curso pré-vestibular UeceVest estarão juntos para um grande aulão preparatório. Ao todo, serão 11 profissionais prontos para revisar e passar todas as dicas para o sucesso dos alunos nas provas.

Negócios e networking

Mostras de Startups, workshop de pitch (apresentação para investidores), palestras e premiações marcarão a programação na área de negócios da FdC. O evento vai contar com o painel “Transformação Digital no mundo corporativo”, com Angelo Vieira (Natura), Fabiano Pellin (Unibanco) e João Justo (NINNA Hub). Haverá ainda as palestras DFX (Design for Excellence): aplicação indispensável no desenvolvimento de hardware”, com Alexandre Abreu (JABIL); e “Inovação com Ousadia – Expansão da Rede Pague Menos”, com o empresário Deusmar Queirós.

A FdC também irá sediar o “I Simpósio de Desenvolvimento de Novos Produtos” com tema “A Jornada do Cientista Empreendedor”. Na atividade coordenada pelo Nutec, cientistas, pesquisadores e atores do ecossistema de inovação vão debater a saga do cientista que decide empreender. As discussões abordarão os desafios de cada fase do ciclo empreendedor, a fim de oferecer mecanismos, caminhos e soluções para superação de problemas.

Prêmio Ceará Awards – Em reconhecimento aos atores de inovação do Estado, o “Prêmio Ceará Awards” vai premiar os destaques de 14 categorias da sua edição de estreia. O resultado será divulgado no dia 4 de novembro, às 18h30, dentro da programação da Feira do Conhecimento.

Ciência e Tecnologia

O evento irá sediar o “I Simpósio Nacional de Haff”, que visa debater, diagnosticar e divulgar os resultados das pesquisas realizadas em todo o mundo sobre a síndrome, conhecida popularmente por “Doença da Urina Preta”. A FdC emitirá certificados aos participantes, que poderão escolher entre o formato presencial (Mezanino 2 do Centro de Eventos) ou on-line, através do canal do Nutec no Youtube.

Arenas

Em 2022, a FdC retoma as chamadas Arenas, com espaços para realização de oficinas, workshops e demonstrações de equipamentos. Entre as atrações, os visitantes poderão adentrar ao mundo “Metaverso”, ter acesso às novidades no setor de jogos eletrônicos, conhecer as diversas funções de robôs ou, ainda, pilotar drones. As Arenas também irão abrigar diversas competições, fomentando o conhecimento e a utilização das tecnologias convergentes.

As Arenas estão divididas em: Metagames (Play, Just Dance, Arcade e VR); E-Sports (LoL, FreeFire, Xadrez, Fifa); Drones (Manutenção, Pilotagem e Formação); Robótica (Torneio de Robótica); Popularização (projetos Ceará Faz Ciência, Ciência Itinerante e Salão do Inventor) e Conexão (Startups, Networking e Negócios).

Museus

A FdC irá abrigar alguns museus, onde os visitantes poderão conhecer a história e interagir com ela. Os espaços vão conectar passado, presente e futuro. Já estão confirmados: Museu da Imagem e do Som, Museu Bojogá, Museu de Paleontologia, Museu de História Natural, Museu do Mangue e Museu da Escrita.

Serviço:
6ª edição da “Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios”
Data: 3, 4 e 5 de novembro de 2022 (de quinta-feira a sábado)
Local: Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Oeste
Inscrições e programação completa em: www.feiradoconhecimento.com.br
Entrada franca
Realização: Governo do Ceará/Secitece e Instituto Centec