Com cerimônia virtual, Uece dá início à XXVI Semana Universitária

23 de novembro de 2021 - 10:02

A Secitece foi representada no evento pelo secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Carlos Décimo

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) iniciou, na manhã desta segunda-feira (22), pelo seu canal no YouTube, a 26ª edição da Semana Universitária. Sendo esse o maior evento anual da instituição, o público poderá aproveitar ampla programação até sexta-feira, 26 de novembro, pela internet. Para dar início às atividades, os participantes receberam as boas-vindas do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, e da coordenadora do evento e pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, professora Lúcia Duarte.

Representando o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Carlos Décimo, salientou na abertura que “no momento em que o Brasil vive o drama de uma pandemia, vive também uma tentativa de voltar ao obscurantismo, de negar a ciência, e essa Semana Universitária é a reafirmação do importante papel da ciência, da tecnologia e do ensino”.

O secretário, assim como a coordenadora do evento, informou que a Semana Universitária acontece com programação integrada a outro grande evento, a Feira do Conhecimento Digital (FdC), promovida pela Secitece, no período de 24 a 26 de novembro.

Para o reitor Hidelbrando Soares, a realização da Semana Universitária é motivo de orgulho. “O evento científico, que é o maior da universidade e um dos maiores do estado, reúne, todos os anos, pesquisadores, estudantes e professores de dentro e de fora da instituição. Isso porque o que produzimos aqui é relevante para toda a sociedade”.

O gestor destacou também o papel fundamental das universidades diante do cenário de pandemia. “Não podemos deixar de discutir a crise sanitária que vivemos nos últimos quase dois anos em virtude da Covid-19. Foi nesse momento tão difícil que as universidades públicas entregaram à população grande parte dos maiores e mais importantes achados sobre a doença. Embora esse enfoque na produção de conhecimento tenha sido mais forte nos ultimos meses, um estudo feito a pedido da Capes revelou que as universidades públicas respondem por mais de 95% da produção científica no Brasil, o que se deve à capacidade de pesquisa e de inovação, nessas instituições. Pelo relevante papel que presta à sociedade, a universidade pública deve ser defendida e valorizada por todos nós”.

O evento de abertura prosseguiu com uma conferência sobre o tema geral da Semana, “O Papel da Universidade Pública na Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil em Tempos de Crise”, proferida pelo docente da UFC, Fernando José Pires de Sousa. A cerimônia contou com apresentações musicais gravadas pelo Coral da Uece, em parceria com a Orquestra Sinfônica da Uece, regidos pela professora e maestrina Inez Martins.

A XXVI Semana Universitária

A 26ª edicão da Semana Universitária tem como objetivo fortalecer o espírito da pesquisa científica, da extensão social e da inovação tecnológica entre professores e alunos da Uece, demais instituições de ensino superior e estudantes de ensino médio, público e privado, enfatizando a participação em eventos dessa natureza.

A Semana Universitária 2021 conta com o apoio do Governo do estado do Ceará, da Secitece, da Capes, da Funcap, do CNPq e da Finep.

A programação da Semana conta com os seguintes eventos:

• XXX Encontro de Iniciação Científica
• XXV Encontro de Monitoria Acadêmica – PROMAC
• XXVII Encontro de Pesquisadores
• XII Encontro de Iniciação à Docência – PIBID
• XI Encontro de Extensão – PROEX
• VI Encontro de Estágio Supervisionado
• V Encontro de Práticas Docentes
• XXIII Encontro PET/MEC E III Encontro PET/UECE
• III Encontro da Residência Pedagógica
• I Encontro de Residência em saúde
• II Encontro Universitário da FECLESC