Corpo de Bombeiros recebe equipamentos de ponta para incêndios e salvamentos
3 de novembro de 2021 - 11:20
É a primeira corporação da América Latina a adquirir esse tipo de equipamento, considerado o mais moderno no combate à incêndio e salvamentos complexos
Os secretários da SSPDS/CE, Sandro Caron, e da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, e o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), coronel Ronaldo Roque, estiveram em Ulm, na Alemanha , realizando testes de quatro equipamentos destinados ao uso do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). A ação faz parte do trabalho de modernização dos equipamentos das Forças de Segurança do Estado, adquiridas pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE). Os equipamentos são considerados o que há de mais moderno para combate à incêndios e salvamentos complexos. O Ceará será o primeiro a adquiri-lo na América Latina.
A visita técnica aconteceu no dia 02 de novembro, quando foram realizados testes a quatro equipamentos adquiridos pelo Governo do Ceará: uma viatura especial com escada mecânica de 42 metros, uma viatura do tipo Air-Core TAF 35, uma viatura auto bomba plataforma e um robô autopropelido com turbina Air-Core TAF 35, A vistoria técnica aconteceu em uma empresa alemã, única fabricante desse tipo de equipamento no mundo. O valor destinado à aquisição dos dispositivos totaliza € 4.893.769,00, equivalente a R$ 27.106.798,91.
Os novos equipamentos serão utilizados em situações de combate a incêndios urbanos e florestais; o robô, por sua vez, será empregado em situações em que o uso da mão-de-obra humana não é viável. Participaram também o coordenador do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec), Ricardo da Costa e Silva, e técnicos de equipes das empresas Magirus, MLW Intermed e Planex.
“O Governo do Ceará proporciona o que há de melhor no mundo para o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. Houve um recebimento prévio dos equipamentos vistoriados, eles irão combater incêndios urbanos e florestais, a partir do uso dessa tecnologia de ponta recentemente desenvolvida”, explica Sandro Caron.
Com informações da Assessoria de Comunicação da SSPDS