Consórcio Nordeste ganha câmara temática “Ciência e Fomento ao Conhecimento”

30 de setembro de 2021 - 11:43

Secretário Inácio Arruda é um dos coordenadores do colegiado, que substitui o antigo Subcomitê de Ciência, Tecnologia e Apoio à Pesquisa

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) instalou, neste mês de setembro, a câmara temática “Ciência e Fomento ao Conhecimento”, sob a coordenação de Inácio Arruda, secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, e Roberto Germano, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba. A nova câmara substitui o antigo Subcomitê de Ciência, Tecnologia e Apoio à Pesquisa, e é por onde os estados nordestinos planejam, em conjunto, políticas públicas para o setor.

Enquanto subcomitê, as ideias debatidas eram encaminhadas ao Conselho Científico e só depois levadas aos governos. A elevação à câmara temática cria um canal direto com os governadores. “A grande responsabilidade desse colegiado é subsidiar os chefes de estado nas suas decisões”, explica Inácio.

A nova câmara temática do Consórcio reúne secretários de ciência e tecnologia e presidentes de fundações de amparo à pesquisa dos estados nordestinos. As reuniões ocorrem às quartas-feiras, e nelas são debatidos temas como Biotecnologia, energias renováveis, inovação no serviço público e alternativas de financiamento. Especialistas nas áreas são convidados para participar.

Além da câmara temática “Ciência e Fomento ao Conhecimento”, outras duas novas câmaras foram instituídas por Wellington Dias, governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste: a de “Cultura” e a de “Infraestrutura”.

Sobre o Consórcio Nordeste 

O Consórcio Nordeste foi instituído em 2019, reunindo os estados nordestinos em busca de iniciativas comuns para negócios e financiamentos para a região. Com a pandemia da Covid-19, o consórcio passou a discutir, também,  soluções acerca desse tema. Os esforços são para a construção de políticas públicas em conjunto, em setores sobre os quais o Nordeste necessita das melhores estratégias.