Inácio assina resolução para adequar “AbanAr” com fins de registro na Anvisa
3 de agosto de 2021 - 12:06
O respirador mecânico de emergência foi totalmente desenvolvido no Ceará para apoiar na recuperação de pacientes com Covid-19
Como titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e presidente do Conselho Gestor do Fundo de Inovação Tecnológica (Cogefit), o secretário Inácio Arruda assinou, na tarde desta segunda-feira (2/8), resolução que aprova a adequação do respirador mecânico de emergência “AbanAr” para fins de registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Intitulado “AbanAr” numa referência ao dialeto cearense, o aparelho foi totalmente desenvolvido no Ceará para apoiar na recuperação de pacientes com Covid-19. O equipamento é inovador por fazer uso de componentes da indústria automobilística, cuja disponibilidade é imediata em todo o País, associado ao baixo custo em função da sua produção em escala, tanto pela indústria nacional quanto internacional. É importante ressaltar a robustez desses componentes, fabricados para operarem em condições extremamente severas, em comparação às de uso em um ventilador mecânico.
A adequação da tecnologia para registro na Anvisa contará com recursos do Fundo de Inovação Tecnológica (FIT), da ordem de aproximadamente R$ 300 mil. O trabalho, que envolve o desenvolvimento de um produto de mercado que atenda aos requisitos da Agência, será realizado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), através do Laboratório de Biofísica da Respiração e do Laboratório de Biotecnologia, Perfusão e Preservação em Transplantes, com apoio da Secitece, por meio do CriarCE, e do Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco).