Recursos para CT&I: Inácio propõe aproximação com instituições financeiras nacionais

22 de abril de 2021 - 14:24

De acordo com o secretário da Secitece, o alto grau de burocracia atrapalha o acesso dos programas de Ciência e Tecnologia aos recursos

Em reunião conjunta com as diretorias do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), nesta segunda-feira (19/4), o secretário da Secitece, Inácio Arruda, destacou a importância de um maior acesso das ações de CT&I aos fundos constitucionais e a outros recursos ofertados por bancos brasileiros.

“Temos no Brasil bancos muito fortes, além de fundos constitucionais com recursos bastante elevados, mas o acesso das nossas iniciativas de Ciência e Tecnologia a essa verba ainda é muito pequeno, devido ao alto grau de burocracia”, ressaltou Inácio, sugerindo encontros e outras ações junto às entidades financeiras nacionais com o intuito de facilitar o alcance dos programas a esses recursos.

Participaram da reunião a presidente do Consecti, Patrícia Ellen, e o presidente do Confap, Odir Dellagostin, além de secretários estaduais de CT&I, que discutiram um plano de trabalho conjunto, no sentido de somar esforços na busca por melhorias para a área junto aos órgãos federais.

No encontro, Inácio também enfatizou a necessidade de uma agenda com o ministro da Educação, Milton Ribeiro. O objetivo seria tratar de iniciativas promovidas nos estados em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e que atualmente passam por dificuldades.

Presidente do Confap, Odir Dellagostin

Presidente do Consecti, Patrícia Ellen

Ainda na mesma semana, no dia 20/4, Inácio Arruda participou de outra reunião pelo Consecti, desta vez para discutir detalhes do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação. O secretário da Secitece é também diretor Regional Nordeste da entidade.