Fiocruz inicia atividades de centro de testagens no Polo de Saúde do Eusébio

24 de agosto de 2020 - 16:23 # #

Com capacidade para processar 10 mil testes moleculares por dia, a Fiocruz iniciou na manhã desta segunda-feira (24/08) as atividades da Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 no Ceará, localizada no Campus da Fiocruz Ceará, no Polo de Saúde do Eusébio. A iniciativa faz parte da estratégia de ampliação da testagem nacional.  O Ceará é um dos Estados que mais testa, com 592 mil exames já realizados.

O governador Camilo Santana, o ministro interino de Estado da Saúde, general Eduardo Pazuello, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e diretor da Fiocruz Ceará, Carlilie Lavor, acompanharam o inicio das atividades de testagem. A unidade do Ceará é a segunda do Brasil. A outra está localizada na sede da Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro. Presente também a solenidade, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda.

A nova unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 no Ceará é equipada com plataformas automatizadas doadas pela iniciativa Todos Pela Saúde – liderada pelo Itaú Unibanco -, e utiliza a metodologia de PCR em tempo real. A iniciativa se insere na estratégia de apoio aos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen), do Governo do Ceará, e ampliação da capacidade nacional de processamento de amostras, ação fundamental para a vigilância epidemiológica do vírus e o enfrentamento da pandemia.

“A pandemia colocou o Ceará, o Brasil e o mundo em momento desafiador, mostrou as feridas do país, e a principal delas é a desigualdade”, disse o governador Camilo Santana. Ele ressaltou a importância do trabalho realizado pelo Sistema Único de Saúde, informando que no Ceará, mais de 80% da população usa o SUS. “É preciso destacar o valor de fortalecer cada vez mais o SUS, de fazê-lo integrado, cooperado”, afirmou Camilo.

Camilo Santana disse também que esse equipamento é um exemplo de união da iniciativa privada com o poder público, “que nos permite ter informações e estudos para tomar as melhores decisões, não só o Ceará, mas todo o Nordeste”.