Emoção e homenagens nas comemorações dos 5 anos do Campus Humberto Teixeira

24 de maio de 2020 - 18:42

A data foi celebrada através de solenidade online com presença de secretários, reitores, professores e estudantes

A emoção marcou a solenidade em homenagem aos cinco anos de atividades do Campus Multi Institucional Humberto Teixeira. Em uma sala virtual, secretários, reitores, professores, estudantes e servidores se uniram, na tarde deste sábado (23/05), para comemorar mais um aniversário do Campus de Iguatu, que cumpre hoje um papel importantíssimo de transformação social para milhares de famílias dos municípios da Região Centro Sul do Ceará.

Durante a solenidade, presidida pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, e pelo coordenador da Célula de Gestão do Campus, José Ivo Ferreira, foi feita uma homenagem especial às famílias das vítimas do coronavírus. Todos mostraram solidariedade nessa hora de dor. “Apesar da crise sanitária que estamos vivendo hoje, não podiam deixar passar em branco os cinco anos do Campus, que já é um marco da ciência no Ceará”, disse Inácio Arruda.

“A academia tem relação direta com essa triste realidade. É por meio da ciência, que temos que encontrar uma solução para sair da pandemia provocada pelo coronavírus”, acrescentou o secretário da Secitece. “No Brasil, além da pandemia, enfrentamos o drama político. Temos um presidente da República que nega a ciência, que é contra a vida, que está levando o país ao precipício”, completou.

O Campus do Iguatu, com 2600 alunos, reúne em um mesmo espaço, cursos da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade Regional do Cariri (Urca) e do CVT (Centec), além de uma unidade do Poder Judiciário, sendo considerado hoje um grande polo de desenvolvimento, de ensino, pesquisa e extensão na região Centro Sul.

“Esse convívio harmonioso acontece graças a uma forma de gestão bem conduzida, integrando três instituições que, apesar das suas diferenças, se complementam no seu campo de formação”, diz o reitor da Urca e presidente do Conselho de Reitores, Lima Júnior. Ele agradeceu a parceira com a UECE, com o Centec e com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, a qual as universidades estão vinculadas.

O Campus Multi Institucional Humberto Teixeira é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. Foi idealizado no governo Cid Gomes e inaugurado em 2015, pelo governador Camilo Santana. “Este é um sábado todo especial, marcado por muita emoção e celebração da nossa história”, disse o coordenador da Célula de Gestão do Campus, José Ivo Ferreira. “É a certeza de que toda a dedicação vale a pena”, acrescentou, lembrando o professor Plácido Cidade Nuvens, ex-reitor da Urca, e um dos incentivadores desse projeto.

A comemoração dos cinco anos do Campus de Iguatu contou com a participação de Denise Dumont, filha do compositor iguatuense, Humberto Teixeira, que dá nome à instituição. Dos Estados Unidos, onde mora, Denise Dumont estava bastante emocionada com a homenagem ao pai, um homem da ciência, da cultura e da política.

Denise agradeceu, lembrando que Humberto Teixeira teve que deixar sua terra para estudar, se formar. “Isso não acontece mais. Temos o campus de Iguatu”, disse. “Unidos vamos vencer toda essa crise e a ‘Asa Branca’ vai voltar para o sertão de onde nunca deveria ter saído”.

A solenidade foi encerrada com a apresentação do músico Michel Prudêncio de Oliveira, que cantou músicas de Humberto Teixeira, como Qui Nen Jiló, Asa Branca, Baião, Assum Preto e muitas outras.

Participaram da solenidade em comemoração aos cinco anos do Campus Multi Institucional Humberto Teixeira, o Secretário da Secitece, Inácio Arruda, o responsável pela Célula de Gestão, José Ivo Ferreira, o reitor da Urca, Lima Júnior, e vice-reitor da Urca, Carlos Kleber Oliveira, a secretaria Executiva da Secitece, Nágyla Drumond, o deputado estadual Marcos Sobreira, o secretário de Educação de Iguatu, Pablo Neves, o diretor do Centec, Silas Barros de Alencar, o ex-reitor da Urca, Patrício Melo, o juiz Ricardo Alexandre da Silva Costa, Vice Reitor da Uece, Hidelbrando dos Santos Soares, Chefe de Gabinete da Uece, Edmar Pereira Neto, diretora da Urca, Natalia Bastos, diretor da Fecli, Gladeston da Costa Leite, diretora do CVT, Cida Albuquerque, professora Francisca Jaqueline de Souza, o estudante João Marcos Feitosa, do Centro Acadêmico Celso Furtado.

Você pode assistir a íntegra da videoconferência aqui