Especialistas debatem pandemia e a defesa da vida

5 de maio de 2020 - 12:16 # # # #

A videoconferência, realizada pela Secitece, está marcada para o dia 06 de maio, a partir das 15 horas

“Pandemia, Ciência e Defesa da Vida” é o tema da videoconferência, que a secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior realiza na tarde desta quarta-feira (06/05). O convidado é o virologista Eurico Arruda, Professor Titular de Virologia na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Participam também a infectologista Melissa Medeiros, coordenadora da Liga de Infectologia da Unichristus, e o infectologista Keny Colares, professor e pesquisador do curso de Medicina e do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas da Universidade de Fortaleza. A videoconferência está marcada para às 15 horas e será coordenada pelo secretário da Secitece, Inácio Arruda. Quem quiser participar é só acessar o link https://meet.google.com/csf-ajxr-zhj

 

Conheça mais um pouco sobre os conferencistas:

Eurico Arruda: Professor Titular de Virologia na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, onde está desde janeiro de 1997. Médico (UFC/1982), Mestre em Infectologia (UNIFESP/1987), Doutor em Medicina (UNIFESP + University of Virginia School of Medicine/1991), Pós-doutorado em Virologia (University of Virginia School of Medicine (1992-1993). Foi Research Assistant Professor of Virology, Departments of Pathology and Internal Medicine, University of Virginia School of Medicine (1993-1996). Coordena o Laboratório de Patogênese Viral, localizado no Centro de Pesquisa em Virologia da FMRP-USP. Orienta no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da FMRP-USP. É o Presidente da Comissão de Pesquisa da FMRP-USP (2016-presente) . É Fellow da Academia Americana de Microbiologia. Linhas de pesquisa: patogênese e persistência de vírus respiratórios; patogênese de vírus Oropouche; controle da transmissão transplacentária de vírus. (Texto informado pelo autor).

 

 

Melissa Medeiros: Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED/UFC- ano 1998), concluiu Residência Médica em Doenças Infecciosas e Parasitárias no Hospital São José de Doenças Infecciosas. Ao final da residência fez um short-fellow na Wayne State University, Detroit/Michigan, no serviço de Doenças Infecciosas e Laboratório de Micologia, 2000-2001. Em 2002 realizou curso de HIV no NIH em Bethesda/Washington pela International Aids Society. Concluiu mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará em fevereiro de 2006, tendo ingressado no Doutorado do mesmo programa de Farmacologia e concluído em 2011. Realizou Fellow Research em Microbiologia com ênfase em HIV (sequenciamento genotípico, clonagem viral e resistência) pelo Center of Global Health da University of Virginia em 2007. Docente na Faculdade de Medicina Unichristus, ministrando aulas na Graduação em Infectologia, e da Pós Graduação no MEPES (Mestrado de Ensino em Saúde) na cadeira de Analise critica dos trabalhos científicos. Coordenadora da Liga de Infectologia da Unichristus. Medica de Referência em Genotipagem pelo Ministério da Saúde desde 2005 e Membro da Câmera Técnica e autorizadora de Antirretrovirais do Estado do Ceará. Desenvolvendo trabalhos de Educação em Saúde voltados para a área de infectologia (HIV, Infecção Hospitalar, Arboviroses).

 

 

Jeová Keny Baima Colares: Concluiu graduação em Medicina (1992) e residência médica em Clínica Médica (1996) pela Universidade Federal do Ceará. Posteriormente concluiu residência médica em Infectologia (1998), mestrado (2001) e doutorado (2007) em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Atuou como médico assistente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (1996-2007), tendo sido coordenador da enfermaria da unidade especializada em HIV/Aids – UETDI (2001-2007). Atualmente é professor e pesquisador do curso de Medicina (2007) e do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (2014) da Universidade de Fortaleza, tendo sido responsável pela implementação (2012-2014) e coordenação (2014-2017) do PPGCM. Além disso, é médico infectologista e preceptor do Programa de Residência Médica em Infectologia do Hospital São José de Doenças Infecciosas (SESA-CE) desde 2008. Também é Médico de Referência em Genotipagem (MRG), da Rede Nacional de Genotipagem (RENAGENO) do Ministério da Saúde (2002). Tem experiência na área de Clínica Médica, com ênfase em Infectologia e Virologia Clínica. Desenvolve pesquisa na área de HIV/Aids, hepatites virais, dengue e outras arboviroses, doenças emergentes e vigilância de síndrome febril aguda indiferenciada.