URCA cede espaço de alojamento do Museu de Paleontologia para casos suspeitos de Covid-19

6 de maio de 2020 - 18:09

Foto: Ronuery Rodrigues

Em ação coordenada com a direção do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, foi cedido o espaço do alojamento do museu para o isolamento de casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, sendo acompanhado e monitorado pela Secretaria de Saúde do Município. O local recebeu a visita dos gestores municipais para avaliar como esse trabalho será desenvolvido.

A finalidade é garantir o isolamento de pacientes que estejam necessitando do acompanhamento, mas casos que não demandem internação. A Saúde seguirá todas as normas orientadas por meio das autoridades sanitárias, Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS), para garantir a prevenção da doença. O espaço cedido faz parte da estrutura de alojamentos que o museu dispõe, para instalação de pesquisadores e que, no momento, em decorrência das determinações da pandemia, não está sendo utilizado.

O paciente será avaliado a partir do momento que for identificado como caso suspeito pelas equipes de saúde, incluindo os agentes da Epidemiologia. A Secretária de Saúde, Aline Alencar, juntamente com o Prefeito de Santana do Cariri, visitaram o local no último dia 30, para avaliar o espaço. Segundo os gestores há a possibilidade de abrigar pelo menos até cinco pessoas.

O Reitor da URCA, Professor Francisco do O’ de Lima Júnior, afirma que a URCA tem desenvolvido ações sistemáticas relacionadas ao enfrentamento da Covid – 19. Para isso, atua em várias frentes no combate ao novo coronavírus, envolvendo pesquisadores da Universidade, com projetos direcionados. Ele esteve articulando o espaço com o Prefeito de Santana do Cariri, juntamente com a direção do Museu, tendo à frente o Professor Alysson Pinheiro. Além disso, destaca as importantes parcerias que a universidade tem mantido com os poderes públicos municipais, para desenvolver ações voltadas ao benefício das comunidades regionais.

Visita virtual

O Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em função do quadro de emergência no Estado do Ceará, e cumprindo os decretos estadual e municipal, se encontra fechado para visitação desde o último dia 16 de março. No entanto, poderá possibilitar visita virtual. A direção do equipamento está realizando junto com o seu quadro de monitores vídeos institucionais, para promover esse momento de interação com o público que interessar conhecer mais um pouco do local. Desde a história do seu fundador, Professor Plácido Cidades Nuvens, ex-reitor da URCA, ao acervo de milhares de peças da era Cretácea, dentre outras particularidades.

Fonte: Urca