Ciência, tecnologia e saúde unidas no combate ao Coronavírus

8 de abril de 2020 - 19:57 # # #

Sistema Secitece realiza ações conjuntas adequando projetos e programas que podem ajudar a encontrar soluções para pandemia

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, através de videoconferência, reuniu, na tarde desta quarta-feira (08/04), mais de 70 membros de todo o sistema Secitece (Nutec, Centec, Funcap, Uece, Urca e UVA). Uma reunião de trabalho para discutir a continuidade das atividades institucionais em meio a pandemia do Covid-19 e propor ações conjuntas de combate ao coronavírus.

De acordo com o secretário, o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ceará tem muitos programas e projetos que podem ser revisados e readequados à nova realidade. Para isso, é preciso traçar estratégias de combate ao Covid-19, utilizando o conhecimento que é produzido nas universidades e nas vinculadas.

O secretário Inácio Arruda iniciou a reunião saudando o Comitê Estadual de Saúde e o Comitê Científico do Consórcio Nordeste. Ressaltou o esforço do governador Camilo Santana na luta contra o avanço do coronavírus, reafirmando seu apoio ao isolamento social e as demais medidas de redução de danos frente à crise.

“A pandemia coloca em dificuldades a realização das ações do Estado e isso exige medidas de adaptação”, explicou Inácio, lembrando que o trabalho remoto deve passar a ser frequente nas atividades da gestão pública. “Nossas unidades não podem fechar as portas porque têm executado serviços muito importantes no combate ao coronavírus”, disse o secretário, cintando a produção de equipamentos de proteção individual com impressora 3D. “Entregamos hoje o milésimo kit de protetor facial produzido no CriarCe, disponibilizado ao Hospital São José”, informou.

Inácio destacou também o papel do Nutec que, atualmente, responde pela qualidade dos produtos utilizados pelo Estado no combate a Covid-19, propondo que as ações de pesquisa sejam concentradas na Autarquia. Diante desse cenário, reafirmou a necessidade de ouvir cientistas das universidades e especialistas do Sistema Secitece para ajustar os procedimentos de pesquisa no combate ao Covid-19. “Nós temos como contribuir com as nossas instituições. Temos que estar muito adequados para ajudar a encontrar soluções para essa pandemia. Precisamos manter uma atividade ativa, permanente e boa com todas as nossas vinculadas”, ressaltou.

Durante a reunião, os reitores das três universidades estaduais informaram que estão com as aulas presenciais suspensas desde o dia 16 de março e que preparam tutoriais para aulas a distância. Foi mantido o calendário acadêmico e suspenso o calendário letivo. Estão ouvindo toda a comunidade e trabalhando de forma remota. Destacaram ainda, como grande problema, a quantidade de alunos que não têm acesso à internet, nem a computador. Como solução, será disponibilizado um material para que as tarefas sejam feitas em casa.

Os CVTs, CVTECs e Fatec, coordenados pelo Centec, também suspenderam as atividades presenciais. Foram criadas salas virtuais e os pedagogos estão capacitando os professores para utilizar as novas ferramentas no ensino à distância. O Nutec está atuando de forma remota e presencial em alguns laboratórios. Realiza análise dos álcoois utilizados pela secretaria da Saúde e participa de ações com outros parceiros. A Funcap vem desempenhando uma séria de ações que vão desde o fomento a projetos emergenciais de combate ao vírus, passando por testagem molecular, até o subsídio à fabricação de equipamentos de proteção individual e ventilação.