UVA decide manter Calendário Acadêmico para atividades on-line

1 de abril de 2020 - 22:43 # #

Aulas presenciais continuam suspensas até 30 de abril

Em reunião realizada por vídeo conferência, nesta quarta-feira 1º de abril de 2020, o Comitê Geral de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus, no âmbito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), decidiu manter o Calendário Acadêmico para atividades passíveis de funcionamento remoto e estabelecer procedimentos que permitam a realização e a validação de atividades acadêmicas não presenciais. As ações deverão ser estruturadas por meio do Sistema Acadêmico on-line e o Calendário Acadêmico será “reavaliado e ajustado futuramente para a realização das atividades presenciais suspensas”.

Os membros do Comitê decidiram, também, que professores e estudantes serão orientados a “continuarem com suas atividades de forma remota, assegurando o direito de reposição das mesmas, em momento oportuno, para aqueles que não dispõem de condições de acesso e permanência às atividades acadêmicas não presenciais”. Serão planejadas “ações de capacitação dos docentes para o uso do Sistema Acadêmico on-line para a realização de atividades acadêmicas não presenciais em seus componentes curriculares e/ou outras situações de estudo e aprendizagem em que esteja envolvido”.

De acordo com o Comitê, instituído em 18 de março de 2020 e presidido pelo Reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho, será publicada instrução normativa regulamentando todos os procedimentos.

As ações do Comitê estão alinhadas ao Plano de Contingência Institucional, que visam adequar a rotina acadêmica e administrativa da UVA à Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional e ao Decreto Estadual nº 33.532, publicação na segunda-feira 30 de março, que prorrogou, até 30 de abril, o prazo de “suspensão de atividades presenciais em escolas, cursos, faculdades, universidades de qualquer natureza, pública ou privada”, entre outras atividades.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA