Feira do Conhecimento 2020 com grandes novidades

12 de fevereiro de 2020 - 15:02 # # # # #

Reunião uniu parceiros e expositores para planejar uma FdC4 ainda melhor

A Secitece reuniu na manhã desta quarta-feira (12/02), parceiros e expositores da quarta edição da Feira do Conhecimento, que acontecerá nos dias 28, 29, 30 e 31 de outubro de 2020, no Centro de Eventos do Ceará. Avaliar a feira anterior e planejar para que FdC4 seja ainda melhor, foi um dos objetivos da reunião, que contou com as presenças do Secretário da Ciência, Tecnologia Educação Superior, Inácio Arruda, do Secretário Executivo da Sedet, Júlio Cavalcante, do Presidente do Nutec, Francisco Magalhães, e de representantes de várias instituições parceiras. Este a ano, a Feira do Conhecimento tem como tema Inteligência Artificial.

Inácio Arruda agradeceu a parceria entre vinculadas, secretarias estaduais, universidades (públicas e privadas) e várias outras instituições de pesquisa. Todas reconhecem a Feira do Conhecimento como um grande espaço para apresentação de seus projetos e pesquisas. Em 2019 a FdC3 contou com 30 mil visitantes e recebeu avaliação de excelência. “Agora queremos chegar a 50 mil participantes e atrair ainda mais expositores”, disse o Secretário, acrescentando que esse sucesso só foi possível graças ao apoio de todos. “Queremos construir a Feira do Conhecimento junto com vocês e transformá-la em um evento de todo o Ceará”, completou.

 

Durante a reunião foram apresentados vídeos da FdC3 e a primeira planta da FdC 2020, que deverá ser lançada, junto com a programação, no inicio do próximo mês de abril. Muitas novidades estão sendo planejadas, como a mudança do Palco do Conhecimento para um ambiente próprio, com espaço para 500 pessoas, área especial para rodada de negócios, três salas de oficinas, setor de empreendedorismo, e até a presença de um satélite do tamanho natural, como prometeu o representante do Inpe, Arnóbio Cavalcante.

“Queremos uma feira menos nossa e mais do povo”, afirmou a secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Nágyla Drumond. Ela ressaltou o papel fundamental para o sucesso da feira de parceiros como a Etice, Fiocruz, Nutec, Aprece, Centec, Funcap entre muitas outras instituições. Para Nágyla, é preciso produzir conteúdos, procurando seguir o tema central da Feira, que é Inteligência Artificial, além de promover uma maior integração entre os parceiros.

Internacionalização

Entre as sugestões apresentadas durante a reunião,, destaque para internacionalização da Feira do Conhecimento, apresentada pelo secretário da Sedet, Júlio Cavalcante. “O Governo tem participado de muitos eventos em vários países, locais onde a feira poderá ser muito bem divulgada.

A Feira do Conhecimento 2020 vai ocupar um espaço de 9.500 metros quadrados do Centro de Eventos do Ceará, reunindo academia, empresas, governo e comunidade para mostrar o conhecimento produzido no Estado. Serão quatro dias de palestras, oficinas, demoday, maker challenge, hackathon, torneio de robótica, corrida de drones, festival de jogos, arena games, sessões no planetário, entre várias outras atrações, como Salão do Inventor e o Ceará Faz Ciência. A programação é totalmente gratuita.