Cobertura FdC3: Silvio Meira elenca os desafios e as habilidades dos líderes do futuro
18 de outubro de 2019 - 16:34
O palestrante master discursou na noite desta quinta-feira (17/10), no Palco do Conhecimento
O mundo digital e as novas formas de liderança foram abordadas pelo cientista, professor, empreendedor e influenciador Silvio Meira na noite desta quinta (17/10), dentro da programação da Feira do Conhecimento 2019. Para um público ávido por novidades e respostas, o palestrante master traçou um panorama geral da evolução digital e deu dicas sobre quais devem ser as características dos líderes para os próximos anos.
Segundo Silvio, estamos vivendo a era da grande transformação digital, que começou em 2015 e irá até 2025. “Está havendo uma mudança radical nos fundamentos de suporte aos processos em todos os tipos de organização (…). As bases vêm sendo trocadas por plataformas digitais que redefinem a maioria dos mercados”, afirmou.
O palestrante deu o exemplo das compras de varejo realizadas em 2017 e revelou que 35% delas foram mediadas digitalmente, mesmo que não tenham sido finalizadas no e-commerce. “Você pode até ter comprado no varejo tradicional, mas antes fez pesquisa pela internet, verificou a satisfação dos compradores nas redes sociais e consultou a reputação da loja em sites de reclamação”, embasou.
Toda essa troca de informações no meio digital gera dados, que precisam ser tratados e analisados. No entanto, Silvio disse que a estratégia é saber o que, de fato, é relevante de ser analisado, já que é praticamente impossível alcançar tudo o que gerado, visto a quantidade cada vez maior de dados.
Desafios dos líderes do futuro
Silvio falou sobre os desafios, principalmente de aprendizado, para lideranças de possíveis futuros digitais. Entre as habilidades necessárias, destaque para o domínio de programação (“tudo é software”), comunicação, articulação e colaboração. “É preciso ter uma visão de mercado e de mundo, mas não só a partir de leituras”, complementou. É preciso também aceitar os riscos (pessoais, inclusive), ter habilidade para inovar, ser adaptável e saber empoderar pessoas.
E como sobreviver neste futuro? Entre tantas dicas, uma delas é exercitar a simplicidade, reduzindo o consumo e conservando a sua individualidade, mesmo estando em redes. Outros requisitos fundamentais são o domínio do português fluente, “um diferencial competitivo para qualquer líder”, frisou Silvio; do inglês e do mandarim, além da matemática e do raciocínio lógico.
Sobre a FdC3
A Feira do Conhecimento 2019 segue até o dia 19 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, com diversificada programação gratuita que envolve ciência, tecnologia, negócios, games, astronomia e vários outros temas. É uma realização do Governo do Ceará/Secitece, Instituto Centec, Fiocruz, Aprece e Cosems, e tem o patrocínio do Sebrae, Etice, Troller, Magirus, Airbus/Helibras, Senai, OSF Global, Zeiss e Supera, contando com o apoio da Icetel, Ivia, Wissen Tech, IFCE, UFC e Aeris.