Cobertura FdC3: Nasa space apps challenge tem início com bootcamp na fdc3
18 de outubro de 2019 - 15:25
No penúltimo dia de atividades da FdC3, o Palco do Conhecimento recebeu o bootcamp do Nasa Space Apps Challenge. O evento teve o objetivo de preparar os participantes para o maior Hackathon colaborativo do planeta, que ocorrerá no dia 19, na UNIFOR, e que incentiva equipes a encontrar soluções tecnológicas para a famosa agência espacial americana.
O início da apresentação contou com a participação de duas equipes vencedoras na edição 2018, que compartilharam suas experiências com as equipes que participarão da maratona. Uma dessas equipes foi o grupo liderado por Guilherme de Queiroz, que desenvolveu o aplicativo “No Fire”, que se destacou por desenvolver uma ferramenta de prevenção a focos de incêndios.
A palestra foi ainda mais enriquecida com a presença não programada de Jeff Michaelis, diretor da Kennedy Space Center International Academy, que se encantou com o bootcamp oferecido pela FdC3. “Nem nos Estados Unidos eu vi um espaço tão completo como esse aqui. Vocês estão em um espaço muito legal”, avaliou.
Em seguida, Luís Crispino, professor da UFPA, conversou com o público sobre a primeira verificação experimental da Teoria da Relatividade Geral com o tema “Science History: A expedição de Greenwich em 1919 para Sobral”.
Finalizando o Bootcamp, o painelista Rodrigo Tavares ministrou sobre o tema “Pitch e Storytelling para Hackathon”, dando dicas de apresentação de temas e projetos, focando na clareza da comunicação na exposição de produtos.
PREMIAÇÃO
As noções de pitch e apresentação dos produtos desenvolvidos durante a maratona de programação é fundamental, pois as equipes apresentarão, ao fim da competição, seus projetos para uma banca especializada. Os primeiros colocados em suas respectivas categorias se credenciarão para a etapa de finalistas mundiais, onde gestores da Nasa avaliarão projetos escolhidos em hackathons por todo o planeta.
As equipes vencedoras do desafio final serão convidadas a visitar as instalações da agência e utilizar a sua infraestrutura para testar e pôr em prática seus experimentos.