Cobertura FdC3: Estudantes cearenses mostram suas pesquisas e encantam visitantes

18 de outubro de 2019 - 15:16

Vinte projetos foram selecionados com o objetivo de popularizar o conhecimento científico no espaço do “Ceará Faz Ciência”

Com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, estudantes de Ensino MédioTécnico/Profissionalizante e de Ensino Fundamental II, oriundos de escolas públicas e privadas de todo estado, apresentam suas pesquisas no espaço do “Ceará Faz Ciência”. Para o professor João Erineudo, os projetos selecionados são de extrema relevância e com temas da atualidade. “Interessante que desses estudos podem sair boas fontes de renda para esses alunos. Sem contar que o benefício para o meio ambiente é imensurável. Estou muito feliz em conhecer esses pesquisadores”, afirma.

Com o projeto “Fogão solar fabricado a partir de sucatas reaproveitadas”, os estudantes, e responsáveis pela pesquisa, João Pierre e Antônio Uelison, que vieram do município de Granja, acreditam na importância do que é compartilhado e debatido no espaço do “Ceará Faz Ciência” com o foco na reutilização dos materiais. “Compartilhamos nossos conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável e isso é necessário pois estamos num momento histórico de acelerada degradação e buscamos o desenvolvimento em equilíbrio com a natureza, a partir da reutilização de materiais”, explica João Pierre, entusiasmado com a oportunidade de participar do evento.

A Coordenadora da exposição, Bruna Dheingryd, acredita na importância de estimular e popularizar o conhecimento e as pesquisas desses alunos. “A Feira irá possibilitar para esses alunos uma interação com outras áreas, fazendo com que eles possam desenvolver o interesse de dar continuidade nas suas carreiras acadêmicas”, afirma. A equipe vencedora da competição receberá como prêmio uma bolsa para um curso básico de 18 meses na Supera, uma escola de Neuroeducação voltada ao desenvolvimento das habilidades cognitivas e estimulação neural dos alunos. O espaço ficará disponível até o dia 19.