Cobertura FdC3: feira resgata memória e estimula preservação do meio ambiente
17 de outubro de 2019 - 18:35
Os visitantes têm contato com as exposições Ecomuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba, Museu de História Natural do Ceará e Geopark Araripe
Na Feira do Conhecimento 2019 é possível encontrar as novidades da tecnologia e o despertar para a preservação do patrimônio regional. É o que garante Rusty Castro, diretor-fundador do Ecomuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba. “Esse espaço na FdC3 é importante para apresentarmos nosso acervo, pois o que se vê no evento como um todo é o novo, mas aqui na nossa exposição é a memória, pura e simples. Aqui temos animais verdadeiros, peças doadas e maquetes sobre os símbolos do mangue”, afirma.
No estande da História Natural do Ceará, Renata Stopiglia, diretora científica e de operações, elogia a dimensão da FdC3 e acredita que o momento é importante para a divulgação do Museu de História Natural do Ceará. “Este é o primeiro museu público do Ceará e esta é a nossa primeira exposição itinerante. Estamos muito felizes pela oportunidade de apresentar nosso trabalho para inúmeros estudantes que chegam aqui bem curiosos”, explica.
A estudante Erica Santos, que veio com a caravana do IJovem, afirma ter ficado impressionada com a riqueza de detalhes da exposição do Geopark Araripe. “A variedade das obras expostas e o cuidado em fazer cada uma é de encher os olhos”, completa. Para o paleoartista da exposição, Francisco dos Santos, é uma grande honra apresentar a história dos dinossauros que habitaram a região do Cariri. “Pesquisadores do mundo todo vêm para o Cariri pesquisar sobre nossas raízes e os inúmeros fósseis que são encontrados. Estamos avançando pelo Nordeste para mostrar nossa história. Aqui na FdC3 mostramos o que é a paleontologia e detalhes sobre qual seria a forma dos dinossauros caso existissem hoje”, esclarece.
Sobre a FdC3
A Feira do Conhecimento 2019 segue até o dia 19 de outubro, com diversificada programação gratuita que envolve ciência, tecnologia, negócios, games, astronomia e vários outros temas. É uma realização do Governo do Ceará/Secitece, Instituto Centec, Fiocruz, Aprece e Cosems, e tem o patrocínio do Sebrae, Etice, Troller, Magirus, Airbus/Helibras, Senai, OSF Global, Zeiss e Supera, contando com o apoio da Icetel, Ivia, Wissen Tech, IFCE, UFC e Aeris.