Cobertura FdC3: Bráulio Bessa une arte e tecnologia em palestra master
17 de outubro de 2019 - 08:33
Poeta contou sua trajetória de vida e sobre como utilizou as ferramentas digitais para alcançar o sucesso
O poeta cearense Bráulio Bessa inaugurou nesta quarta-feira (16) as palestras master da Feira do Conhecimento 2019. Com o tema “A Arte de Empreender”, ele contou sobre a sua trajetória que envolve literatura e tecnologia.
Nascido na cidade de Alto Santo, interior do Ceará, Bráulio descobriu a poesia aos 14 anos, quando, por meio da escola, teve acesso aos livros de cordel de Patativa do Assaré. O jovem, que não gostava de ler, se encantou ao ver que era possível utilizar a literatura para falar sobre sentimentos humanos, sobre a vida no sertão e sobre as desigualdades sociais. Fez então seu primeiro poema:
“Queria ser patativa
pra cantar em todo canto
mas sou passarinho pequeno
só canto no Alto Santo”
Botou na cabeça que seria escritor. Para superar a invisibilidade, em 2011 começou a gravar poemas e jogar na internet. “Eu sempre via o povo tratando a internet com muito preconceito. Consideravam ela uma vilã, que destruía as raízes nordestinas. Fui contra isso. Enxerguei a internet como a maior feira do mundo: tinha todo tipo de gente, não fechava nunca e podia ser consumida por qualquer cidadão. Apostei nas redes sociais e fui em frente”.
Assim, Bráulio criou a página Nação Nordestina, que pouco a pouco foi alcançando o público de todo o Brasil. O reconhecimento lhe trouxe um convite para realizar uma primeira palestra em Maceió, e mesmo sem experiência, topou o desafio, se apresentando para mais de 1.500 pessoas.
“O evento não me pagaria cachê, mas na verdade eu entendi que o maior cachê seria o meu, pois aquilo era uma oportunidade de aparecer. E a oportunidade vale mais que o dinheiro. O dinheiro é consequência. O nosso povo é criativo, inteligente, precisa de oportunidades”, destacou o poeta, que hoje já está em seu terceiro livro lançado, sempre retratando a cultura nordestina.
Ainda durante a palestra, o poeta contou de como foi convidado para participar do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, cuja primeira aparição foi por meio de videoconferência, e que o tornou famoso nacionalmente. Sempre destacando que as tecnologias podem levar adiante os sonhos mais improváveis, Bráulio ressaltou que é preciso ter coragem e aproveitar as oportunidades e as ferramentas da vida, encerrando sua palestra sob forte aplausos.
Sobre a FdC3
A Feira do Conhecimento 2019 segue até o dia 19 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, com diversificada programação que envolve ciência, tecnologia, negócios, games, astronomia e vários outros temas. É uma realização do Governo do Ceará/Secitece, Instituto Centec, Fiocruz, Aprece e Cosems, e tem o patrocínio do Sebrae, Etice, Troller, Magirus, Airbus/Helibras, Senai, OSF Global, Zeiss e Supera, contando com o apoio da Icetel, Ivia, Wissen Tech, IFCE, UFC e Aeris.