Usabilidade da madeira do cajueiro é apresentada durante 2º Salão de Móveis de Marco

11 de setembro de 2019 - 14:55

Empresários do polo moveleiro realizaram ensaios mecânicos que atestaram a qualidade do produto na fabricação de móveis

O Ceará ocupa posição de destaque no Nordeste quando o assunto é fabricação de móveis. O município de Marco, no Norte do Estado, reúne cerca de 50 fábricas de pequeno, médio e grande porte, que, juntas, desenvolvem um polo industrial na região. Hoje, o Polo Moveleiro de Marco gera mais de 2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos.

Para aproveitar toda essa expertise e adentrar ao mercado moveleiro, o projeto Intercaju – realizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece) para o desenvolvimento da cajucultura no Ceará – promoveu junto ao polo ensaios mecânicos que atestaram a qualidade da madeira do cajueiro.

Uma vez em que eram retirados os cajus e as castanhas, a madeira do cajueiro acabava sendo utilizada apenas como lenha para abastecer olarias ou era meramente descartada. “Com a experimentação, foi comprovada a usabilidade desta madeira e sua resistência a pragas”, explicou o engenheiro Osterno Júnior, empresário da região que encabeçou os testes de qualidade.
Empresário e engenheiro Osterno Júnior mostra a cadeira desenvolvida com a madeira de cajueiro para o secretário executivo da Secitece, Francisco Carvalho

Além de ser matéria-prima para móveis, a madeira do cajueiro possui outras possibilidades, como para o desenvolvimento de componentes para a produção apícola, peças para paletes, portas e banquetas. O projeto Intercaju, inclusive, criou um equipamento inovador para processar a madeira de cajueiro. Tanto a concepção quanto a implementação da tecnologia foram coordenadas pelo engenheiro mecânico Arquimedes Bastos, integrante do projeto.

A cadeira desenvolvida com a madeira de cajueiro foi apresentada no final de agosto, durante o 2º Salão de Móveis de Marco, que contou com a presença de compradores vindos de todo o país na intenção de conhecer fábricas, participar do showroom de móveis e realizar negócios.

Reflorestamento

Para aproveitar o potencial da região, um trabalho conjunto entre Governo do Ceará, Sindicato de Móveis e Embrapa está reflorestando uma grande área do Norte cearense. A atividade já contou com o plantio de cerca de 94 mil mudas de eucaliptos em um espaço de 300 hectares. A ideia é chegar aos 3 mil hectares plantados até 2022.