Ciência no Parque supera expectativas e atrai centenas de visitantes de todas as idades

2 de julho de 2018 - 23:11

Atividade marcou as comemorações pelo Dia Nacional da Ciência. Segunda edição está prevista para acontecer em agosto

Uma manhã de domingo para se respirar ar puro e muita Ciência! Assim foi a primeira edição do Ciência no Parque, que levou ao Parque do Cocó, “pulmão” de Fortaleza, diversas atrações que misturaram diversão e conhecimento científico.

A atividade abriu a temporada de férias na cidade e serviu para celebrar o Dia Nacional da Ciência, iniciando também as comemorações pelo Brasil dos 70 anos da Sociedade Brasileira do Progresso da Ciência (SPBC). A realização foi do Governo do Ceará, através da Secitece, com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Centec e Comissão do Centenário do Eclipse de Sobral também integraram as instituições promotoras do evento.

Muitos visitantes conferiram a programação, que foi das 8h às 14h

Famílias inteiras puderam conferir de perto de que modo a Ciência está no nosso cotidiano. Quem esteve no local, aprovou a iniciativa, como as irmãs Graziele e Gabriele, de 9 e 10 anos, que ficaram encantadas com os experimentos e com o fato de poderem brincar com robôs. “É legal porque a gente vê a Ciência acontecendo de perto!”, disseram elas, que estavam acompanhadas pela mãe, Jaqueline Rodrigues.

alt

As irmãs Gabriele e Graziele, acompanhadas da mãe, Jaqueline, foram conferir as atrações do Ciência no Parque

Para Erivaldo e o filho, Kauan, foi uma surpresa ver o evento no Parque do Cocó. Eles sempre passeiam pelo local no domingo, mas não esperavam ver uma feira de ciências em meio à natureza. “Estávamos passando e vimos a movimentação. Achamos super interessante tudo que foi mostrado!”.

alt

Kauan e o pai, Erivaldo, aproveitaram a caminhada pelo parque para ver robôs, experimentos e outras curiosidades científicas

Uma das atrações que chamaram a atenção foi o projeto “Robótica e Arte Sustentável”, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Helder Câmara, do bairro Quintino Cunha. A iniciativa consiste na construção de robôs e obras artísticas a partir do que viraria lixo.

“A nossa escola vira um ponto de reciclagem e todo o material recebido é triado. O que pode ser usado para a criação dos protótipos é separado e o restante do material é vendido. O recurso apurado é usado para financiar o projeto”, explica André Cardoso, professor do laboratório de Ciências. Os visitantes do Ciência no Parque puderam brincar com os robôs produzidos pelos alunos.

alt

O professor André Cardoso exibe um dos “veículos” feitos pelo projeto, a partir de papelão e componentes eletrônicos

Experimentos científicos, planetário, jogos digitais, teatro científico, passeio fotográfico, ônibus laboratório, astronomia, palestras e muitas outras atividades científicas e tecnológicas estiveram abertas para públicos de todas as idades gratuitamente no Parque do Cocó.

O passeio fotográfico foi uma das atividades que movimentou o parque do Cocó

A atividade contou ainda com uma palestra sobre o mais famoso eclipse da história, exposição do Museu do Mangue, interação com o robô “NAO” do Nutec, oficina de compostagem, mostra de projetos inovadores desenvolvidos com recursos da Funcap, exposição de jogos científicos da Seara da Ciência e apresentação de robôs de inspeção subaquática do ITIC.

A ideia da Secitece com o Ciência no Parque foi despertar a curiosidade científica de forma leve e descontraída, ao ar livre, unindo conhecimento, recreação, esportes e lazer.

Vai ter segunda edição

Durante a abertura do evento, a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Nágyla Drumond, já adiantou que o “Ciência no Parque” terá nova edição e em novo local. A previsão é para agosto, no Parque Adahil Barreto. “Produzimos muito conhecimento e nada mais justo que apresentarmos isso ao povo cearense”.

alt

Secretária anunciou a segunda edição do “Ciência no Parque”, prevista para acontecer em agosto

Nágyla reforçou ainda que iniciativas de popularização da Ciência como esta deverão aumentar, confirmando o empenho do governo estadual em dar mais atenção ao setor de CT&I. “É preciso defender a Ciência, a Tecnologia e as nossas universidades públicas. O Ceará está indo na contramão do Brasil, ao não realizar cortes nos recursos para o setor. Pelo contrário, estamos mais fortes e investindo cada vez mais”, finalizou.

Laboratório-móvel do projeto Ciência Itinerante ficou lotado

alt

Nutec realizou a análise da água levada pelos visitantes

Planetário Móvel fez sucesso durante o Ciência no Parque