CriarCE e Observatórios de Fortaleza discutem soluções para desenvolvimento do empreendedorismo local

7 de junho de 2018 - 18:13

O CriarCE recebeu, na tarde desta terça-feira (5/6), diversos atores do poder público local para tratar sobre parcerias institucionais e projetos colaborativos que conectem os observatórios de Fortaleza ao ecossistema de inovação. A ideia é promover uma rede de conhecimento voltado à produção, difusão e acesso à informação sobre empreendedorismo, cultura, economia e políticas públicas.

De acordo com o coordenador do CriarCE, Thiago Barros, os frutos dessa parceria proporcionarão uma ótima oportunidade para o ecossistema empreendedor local, pois concentrará em um mesmo ambiente a confluência de ideias, promoção de diálogos e intercâmbio de experiências, fatores estes que incidem diretamente no desenvolvimento de novos negócios.

Participaram da reunião o coordenador de Projetos e Desenvolvimento Econômico da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza – SDE, Paulo Barbosa; Liana Rabelo e Adelmo Carvalho, da Assessoria de Planejamento da Secretaria de Turismo; a coordenadora da Observatório Cearense da Cultura Alimentar – OCCA, Kadma Marques, acompanhada do professor do Instituto Federal do Ceará – IFCE, Roberto Araújo; e representando o Observatório de Fortaleza a gerente Rosana Rodrigues e a coordenadora, Claudia Leitão.

Segundo a coordenadora do Observatório de Fortaleza, é preciso compreender que Fortaleza tem muito potencial e juntando os esforços podemos mobilizar todo o ecossistema. “Dá para tornar a cidade toda inovadora. Vamos pegar um pedaço dela e mostrar o que temos de melhor”, afirmou.

Seminário aborda economia criativa

Na ocasião, Claudia Leitão convidou o CriarCE para o Seminário Distritos e Cidades Criativas que será realizado nos dias 07 e 08 de junho de 2018 pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza – Iplanfor em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae/CE, Federação das Indústrias do Estado do Ceará – Fiec, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult, Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza – SDE e Secretaria do Turismo de Fortaleza – Setfor.

O evento terá como objetivo integrar as instituições públicas e privadas, sociedade civil e parceiros dos setores da economia criativa envolvidos no projeto do Distrito Criativo de Fortaleza na construção do Plano de Ação Territorial na área do Distrito e para a construção do dossiê para candidatura UNESCO Cidade Criativa do Design, além de proporcionar a troca de conhecimento e experiências entre os participantes sobre a Economia Criativa no cenário nacional e âmbito de Fortaleza.

As inscrições para o Seminário poderão ser feitas no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSctptyBwXAOrUW5YjFjJg8vYqZ1b9_fsiR-XuBt4oKhqYtJ7w/viewform?usp=sf_link