99 anos da comprovação da Teoria da Relatividade
30 de maio de 2018 - 17:40
Prefeitura de Sobral lança Ano Municipal das Ciências
Os 99 anos da comprovação da Teoria da Relatividade, do físico alemão Albert Einstein, foram comemorados na noite desta terça-feira (29/05), com o lançamento do Ano Municipal das Ciências, em Sobral. A festa aconteceu na Praça do Patrocínio, mesmo local que, em 1919, a equipe de astrônomos liderada por Einstein, comprovou a teoria através da observação do mais famoso eclipse solar da história. “O problema que minha mente formulou foi respondido pelo luminoso céu do Brasil”, disse na época, Albert Einstein.
Participaram da solenidade de lançamento do Ano Municipal das Ciências o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, a vice-Governadora do Ceará, Izolda Cela, a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Nágyla Drumond, o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu Moreira, cientistas e secretários municipais.
“Hoje é dia de comemorar os 99 anos da comprovação da Teoria da Relatividade. E estamos festejando com o povo sobralenses”, disse a Nágyla Drumond, informando que o Governo do Ceará, através da Secitece, integra, oficialmente, a comissão organizadora das comemorações do Centenário do Eclipse de Sobral, que acontecerá em maio de 2019. A equipe é composta por cientistas de todo o Brasil, além de representantes da Secitece e da Prefeitura de Sobral. Eles discutem as atividades a serem promovidas no ano do centenário, incluindo eventos locais, nacionais e internacionais que vão comemorar a data e incentivar a melhoria da educação em física e astronomia.
Ano Municipal das Ciências
A programação de lançamento constou da assinatura do decreto que dispõe sobre a instituição do “Ano Municipal das Ciências”, em Sobral, palestra com o Professor Ildeu Moreira, presidente da SBPC, apresentação do espetáculo “A Natureza da Luz”, do Grupo Teatro Seara (Seara da Ciência UFC) e abertura oficial da exposição “Centenário do Eclipse de Sobral”. Na ocasião, o prefeito Ivo Gomes agradeceu o apoio e parceria da Secitece no trabalho de implementação do acervo ao Museu do Eclipse.