Campus Multi-institucional de Iguatu: três anos de atividades
23 de maio de 2018 - 16:56
Um marco para o ensino superior da região Centro-Sul do estado do Ceará
O Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira, em Iguatu, está comemorando três anos de atividades, uma realização do Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. O equipamento, que reúne em um mesmo espaço, cursos da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Universidade Regional do Cariri (URCA) é um marco para o ensino superior da Região Centro-Sul do Estado.
Hoje, o Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira atende mais de 2.000 estudantes, de 12 municípios da região: Cedro, Icó, Orós, Quixelô, Acopiara, Mombaça, Catarina, Saboeiro, Cariús, Jucás, Várzea Alegre e Solonópole, oferecendo cursos da Letras, Pedagogia, Matemática, Física e Ciências Biológicas (UECE), Ciências Econômicas, Direito, Educação Física e Enfermagem (URCA).
Por meio da Secitece, o Governo do Estado investiu mais de R$ 25 milhões na obra e em mobiliários e equipamentos para a instalação do Campus. Deste valor, cerca de R$ 16 milhões foram oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A estrutura conta com 42 salas de aula, biblioteca, auditório, quadra poliesportiva, academia de ginástica, 55 gabinetes para professores, laboratórios, espaços adequados para as direções e coordenações de curso.
Para o diretor-geral da unidade da Urca em Iguatu, José Ivo Teixeira, que divide a administração do campus com o diretor-geral da unidade da Uece em Iguatu, Ricardo Rodrigues., “este é um sonho das universidades estaduais que foi concretizado, graças a combinação de esforços dos gestores, professores, alunos e servidores, que caíram em campo para ajudar na organização do Campus”, ressaltou.
A construção do equipamento foi iniciada na gestão do ex-governador Cid Gomes e inaugurada pelo governador Camilo Santana e pelo ex-secretário da Secitece, Inácio Arruda.
A secretária da Secitece, Nágyla Drumond, destaca a relevância do Campus Multi-institucional, “que é um grande polo de desenvolvimento, de ensino, pesquisa e extensão na região centro Sul”.