Secitece propõe lançar Programa Estadual de Incentivos às Olimpíadas Científicas
21 de maio de 2018 - 18:04
O programa deverá ser lançado durante a Feira do Conhecimento 2018
Elaboração de um Programa Estadual de Incentivo às Olimpíadas Científicas foi o que propôs a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Nágyla Drumond, durante reunião na manhã dessa segunda-feira (21/05), com os coordenadores de olimpíadas de Química, Física, Matemática e Biologia no Ceará. O programa, que deverá ser lançado durante a Feira do Conhecimento 2018, terá dois pilares fundamentais: o de bolsa científica e o de formação continuada.
Para a secretária é importante dar mais visibilidade às olimpíadas, que reúne, só na fase estadual, alunos de mais de três mil escolas públicas e privadas. “O Ceará é um celeiro de inteligências que precisam ser trabalhadas e incentivadas”, destacou. A Secitece quer transformar as olimpíadas em uma ação que faça parte do cotidiano dos estudantes e seja incluída no calendário oficial do Estado.
Ainda durante a reunião, Nágyla Drumond propôs a formação de um grupo de trabalho, que se reúna uma vez por mês, para pensar o programa Estadual de Incentivo às Olimpíadas Científicas. A reunião ficou marcada para o dia 25 de junho.
Participaram da reunião os professores Esdras Medeiros (Departamento de Matemática da UFC), Romildo José da Silva, José Alves Jr (Departamento de Física – UFC), Fernando Wellyson de Alencar Sobreira (IFCE – OBF), Sérgio Melo,(Coordenador Olimpíadas Brasileiras de Química), José Milton Cunha e Adeline Lobão representando a Secitece.