Seminário apresenta resultados de projetos científicos apoiados pela Funcap

18 de abril de 2018 - 16:55

      São 19 projetos de pesquisa aprovados e em execução no Edital 02/2015, representando investimento de R$ 10,9 milhões

      A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Funcap, órgão vinculada a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – Secitece, realizou em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Seminário de acompanhamento do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (PRONEX).  O evento aconteceu na manhã dessa quarta-feira (18/04), no auditório da Casa de José de Alencar. 
    “Sem pesquisa pura, não há inovação. E sem incentivo à ciência básica, uma sociedade não domina o conhecimento. Por isso é importante não fazer distinção, em termos de investimentos, entre ciência pura e ciência aplicada”. disse o presidente da Funcap, Tarcisio Pequeno, durante a solenidade de abertura.
    A secretária Executiva da Secitece, Nágyla Drumond, presente ao evento, lembrou que iniciativas como o Pronex permitem divulgar os grupos de excelência em pesquisa científica que existem no Ceará. “Precisamos mostrar a qualidade dos nossos pesquisadores para a sociedade”, destacou.

Pronex
    Realizado pela Funcap em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o seminário de acompanhamento do Pronex é uma oportunidade para divulgar as atividades desenvolvidas nos primeiros anos de execução dos projetos, além de avaliar o programa, levantando pontos positivos, negativos, dificuldades e sugestões. 
    Os 19 projetos de pesquisa apresentados no seminário são os que foram aprovados e estão em execução no Edital 02/2015. Eles representam um investimento de aproximadamente R$ 10,9 milhões em itens como suporte para aquisição, instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica. O Pronex é destinado a pesquisadores doutores que tenham qualidade científica comprovada, sendo bolsistas de produtividade em pesquisa categoria I no CNPq ou ter nível equivalente a este.