Startup SunSAFE conquista primeiro lugar na Campus Party
16 de abril de 2018 - 13:18
O projeto do município de Amontada integra o Corredores Digitais
A startup cearense SunSAFE, que integra o Corredores Digitais, iniciativa de aceleração de startups da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, conquistou o primeiro lugar na Campus Party, realizada de 11 a 15 de abril, em Natal, no Rio Grande do Norte.
Criada por jovens empreendedores do município de Amontada, a SunSAFE mede e informa o nível de radiação solar com base na classificação da Organização Mundial de Saúde que define a radiação UV em baixa, moderada, alta, muito alta e extrema, e diz o que você deve fazer pra se prevenir de cada nível de radiação. O objetivo é ajudar o usuário a se prevenir de uma forma mais eficiente.
“Nosso projeto é voltado para questão da radiação UltraVioleta. Fizemos estudos de física, química e biologia em nossa escola sobre a radiação e os efeitos dela na pele, e descobrimos uma tabela criada pela OMS que diz de uma forma bem simples os níveis da radiação e como se prevenir deles. Por isso adotamos o slogan SunSAFE, porque só o protetor não basta!”, explica Jônatas Alexandre, aluno do CVT de Amontada e uma dos idealizadores do projeto.
A equipe da SunSAFE é coordenada pela prof. Divani Alves Gomes, do CVT de Amontada e tem como participantes os alunos Jônatas Alexandre Rocha Júnior, Jhonatan Kelven Bonifácio Rocha, Luís Felipe Mota de Oliveira e Hyana Gabryele Queiroz do Nascimento.
Outra startup cearense de Santa Quitéria também foi destaque no evento, obtendo o segundo lugar na competição. O projeto, coordenado pela prof. Ana Eliza, da Escola Profissionalizante do município, ganhou visibilidade na Feira do Conhecimento 2017.
“São duas iniciativas premiadas e reconhecidas nacionalmente, que recebem o aporte direto do Governo do Ceará. Duas startups do interior do estado. Duas mulheres jovens a frente desse desafio”, comemorou a secretária executiva da Secitece, Nagyla Drummond.
Corredores Digitais – Em sua terceira edição, o Corredores Digitais selecionou 100 projetos em 30 municípios, beneficiando 400 jovens.
As equipes estão recebendo todo o suporte para transformação das ideias dos jovens cearenses em negócios de sucesso. No total, estão sendo ofertadas 400 horas de conhecimento com a realização 20 webinars, 144 sessões de feedback, 10 mentorias coletivas e 40 mentorias individuais, além de bootcamps.
Os projetos atendem a demandas específicas de quinze setores: TIC (18), Água (3), Automação (18), Biotecnologia (2), Construção (3), Economia Criativa (4), Educação (7), Eletrometalmecânica (2), Meio Ambiente (2), Energia (4), Indústria Agroalimentar (1), Logística (1), Saúde (20), Tecnologias Assistivas (10) e Turismo (2).