Urca e Fatec compartilham conhecimento e fortalecem parcerias
17 de novembro de 2017 - 12:04
Reunião, realizada na sede da Fatec Cariri, teve como objetivo consolidar a cooperação entre as duas instituições de ensino
Fortalecer parcerias entre a Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec), localizada em Juazeiro do Norte, e a Universidade Regional do Cariri (Urca), foi um dos objetos da reunião realizada nesta quinta-feira (16.11) entre o secretário da Ciência Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, o reitor da Urca, Patrício Melo, e o diretor da Fatec, Emerson Lacerda. Durante o encontro, realizado na sede da Fatec, o secretário ressaltou a importância desse trabalho conjunto, com os estudantes das duas instituições podendo compartilhar atividades, laboratórios, conhecimento. Participou também da reunião, o vice-reitor da Urca, Francisco do Ó de Lima Jr.
Ainda no Cariri, o secretário Inácio Arruda visitou o novo campus da Urca no município do Crato. O prédio do antigo SESI foi adquirido pelo Governo do Ceará, para abrigar o Centro de Artes, com os cursos de Artes Visuais e Teatro. Vai contar também com equipamentos voltados à formação do curso de Educação Física, além de ações de extensão. “É mais um espaço para produção do conhecimento”, ressaltou o Secretário.
Centro de Tecnologia Mineral Sustentável
O Secretário Inácio Arruda tratou também com os dirigentes da Urca e da Fatec de uma parceria com o Centro de Tecnologia Mineral Sustentável. O Governo do Estado, através da Secitece, está instalando a nova Unidade Tecnológica de Beneficiamento da Pedra Cariri em Nova Olinda. O objetivo é agregar valor e competitividade à Pedra Cariri proveniente de jazidas localizadas em vários municípios da região.
Inácio Arruda explicou que na realização Urca e Fatec podem fazer um trabalho conjunto de capacitação na área de mineração, meio ambiente e paleontologia, além da execução de projetos de pesquisa e extensão. A ideia é envolver também todas as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) da região ou que tenham interesse no tema da paleontologia e mineração, para que o CTMC seja auto-sustentável.