#FeiradoConhecimento – PhD em Harvard que superou a fome e o preconceito conversa com estudantes

29 de outubro de 2017 - 14:09

A cientista Joana D’Arc Félix palestrou no sábado(28/10) para estudantes e amantes de suas pesquisas

A PhD em Química pela renomada Universidade de Harvard (Estados Unidos) Joana D’Arc Félix de Souza foi uma das principais atrações do terceiro dia da Feira do Conhecimento 2017, realizada no Centro de Eventos do Ceará entre os dias 26 e 29 de outubro.

A cientista ministrou o aulão “Química para Todos”, onde, na verdade, falou do ensino de uma maneira geral. Na apresentação, Joana D’Arc abordou temas relevantes como a necessidade de discutir medidas para evitar a evasão escolar: “O grande competidor do professor são as redes sociais. É necessária uma mudança e transformação na metodologia de ensino para prender o aluno na escola e na sala de aula”, enfatiza a pesquisadora.

Essas mudanças ajudariam a diminuir o abismo entre os jovens menos favorecidos e a universidade, segundo Joana D’Arc. De origem humilde, negra e filha de empregada doméstica, a pesquisadora natural de Franca (SP) superou a fome e o preconceito para se tornar cientista.

Atrair a atenção do aluno para as Ciências

É possível, garante a phD em Química. Joana D’Arc tem bons resultados em pesquisas nesse sentido. “Um dos exemplos é trabalhar desenvolvendo projetos de pesquisa, despertando o espírito investigativo, o que prende o aluno na sala de aula”, finaliza.

Hoje, Joana D’Arc Félix soma mais de 50 prêmios na carreira, com destaque para o prêmio Kurt Politzer de Tecnologia de “Pesquisadora do Ano” em 2014.

alt
alt