#FeiradoConhecimento – Inventores cearenses mostram toda sua criatividade em exposição

29 de outubro de 2017 - 14:18

Soluções para necessidades da população foram destaque

Um espaço destinado a reunir e expor o trabalho dos inventores do nosso Estado. Essa é a proposta do Salão do Inventor Cearense, que foi aberto nesse sábado (28/10), na Feira do Conhecimento. 

Durante o evento, inventores de todas as faixas etárias, com formação acadêmica ou não, apresentaram os seus projetos. As inovações foram pensadas com o intuito de resolver problemáticas e necessidades da população. 

Júnior Prado, um dos inventores presentes e aluno da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), percebeu a dificuldade que os estudantes da instituição enfrentavam ao usar o computador. O mouse adaptado para excepcionais, de fácil uso, só podia ser comprado em outros países, e custava bastante caro. Júnior, que estuda engenharia elétrica na Universidade Federal do Ceará em Sobral, teve a ideia de produzir o mesmo tipo de mouse, mas usando objetos do dia a dia, como tampinhas de garrafa, uma bola de sinuca, e uma vasilha de plástico, tudo conectado a sensores eletrônicos.

O resultado do projeto foi a criação de um novo mouse adaptado com um valor mais acessível, já que os custos para produzi-lo foram menores. “Importar o modelo estrangeiro era inviável financeiramente para muitas famílias, então o projeto do novo mouse teve a intenção de usar objetos do cotidiano para baratear o preço final”, explicou Junior. O mouse ainda conta com a função scroll, que não existia no modelo importado.

O Hexápode, um robô utilizado para a inspeção de lugares inacessíveis, foi outro destaque do salão. Funcionando por meio de um sistema operacional, e controlado via Wi-Fi, o robô pode ser utilizado para entrar em dutos de ventilação, dutos de óleo, e realizar reparos. Segundo José Luís, aluno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e um dos inventores do robô, o Hexápode pode substituir o trabalho humano em situações de risco, como o conserto de estações de energia e reparos subaquáticos. O projeto está em fase de testes. 

O Salão do Inventor Cearense estará aberto à visitação também no domingo (29/10), no Centro de Eventos do Ceará.