#FeiradoConhecimento – Debate marca início das comemorações pelo Centenário da comprovação da Teoria da Relatividade
29 de outubro de 2017 - 14:55
Poucos brasileiros sabem, mas a cidade de Sobral, em 1919, foi marcada no mapa da ciência mundial pelo físico teórico Albert Einstein. O famoso cientista alemão enviou uma equipe de astrônomos para fotografar estrelas distantes durante um eclipse total, comprovando assim a Teoria da Relatividade. A Secitece integra a comissão nacional organizadora do Centenário da comprovação da Teoria da Relatividade e realizou, neste sábado (28), a abertura das comemorações deste marco histórico durante a Feira do Conhecimento.
O momento foi marcado por um debate com o tema “Novos Rumos do Brasil” que contou com a participação do secretário da Secitece, Inácio Arruda, Ildeu de Castro (SBPC), Claudio Lenz (UFRJ), Sônia Guimarães (UFRGS), Antônio Gomes (UFC), Joana D’Arc Felix (ETEC/SP), Marcus Vale (Seara da Ciência), Dermeval Carneiro (Planetário Rubens de Azevedo).
O secretário da Secitece destacou que a ciência sempre trouxe grandes transformações na sociedade ao promover soluções para os problemas do povo. “É inegável a contribuição da ciência para o nosso dia a dia. Por isso é tão importante garantirmos que os grandes debates sobre assuntos como este cheguem às ruas, ao povo, e não fiquem presos à Universidade”.
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), professor Ildeu de Castro, o evento em Sobral, em 1919, contribuiu significativamente para a comprovação da Teoria da Relatividade. “Foi um evento de importância grandiosa, que ocorreu no Brasil, e poucos sabem. Foi o fato que deu maior visibilidade ao grande cientista Albert Einstein e que colaborou significativamente para comprovar a sua teoria. E este momento merece ser celebrado, por isso criamos uma comissão, da qual fazem parte o Governo do Ceará, a Prefeitura de Sobral e diversas sociedades científicas de diversos países, para iniciarmos, dois anos antes, a organização deste momento tão grandioso”, disse.
O coordenador da Seara da Ciência, Marcos Vale, declarou estar ansioso para iniciar as comemorações. “Estamos absolutamente engajados nesse projeto e acreditamos muito que a festa será grande. Nós cearenses temos que festejar e nos orgulhar dessa participação, Tenho certeza que essa celebração será muito bonita”, declarou.
Já o professor Claudio Leinz fez uma provocação aos estudantes da plateia: “Precisamos da ajuda das crianças e jovens aqui presentes para desvendar os grandes mistérios do Universo. É inacreditável como a violência e o desrespeito à vida estão assolando o nosso país e é um absurdo o grande desmonte da ciência pelo qual o Brasil passa. Para alcançarmos um ecossistema e uma sociedade equilibrada, precisamos cada vez mais ciência para descobrir novas soluções”, convocou.
Durante a Feira do Conhecimento, os visitantes poderão assistir as sessões gratuitas do Planetário Móvel durante todos os dias do evento, além de participar de oficinas de construção de foguetes, noite das estrelas e palestras sobre a Teoria da Relatividade, promovidas em parceria com o Planetário Rubens Azevedo.