#FeiradoConhecimento – Vacina é tema central de mesa redonda comandada pela Fiocruz
27 de outubro de 2017 - 21:38
Programa Nacional de imunizações foi destaque
O Brasil é um país que ocasionalmente sofre com surtos de doenças, como a febre amarela, e a imunização via vacina é fundamental para prevenir que as pessoas as contraiam. Explorando essa temática, a palestra “A importância da vacina na saúde da população brasileira” foi realizada nessa sexta-feira (27/10), dentro da programação da Feira do Conhecimento.
O evento foi apresentado pela pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), Alda Maria Cruz, e contou com a participação de Maria de Lourdes de Sousa, médica e coordenadora da Assessoria Clínica da Bio-manguinhos/ Fiocruz.
Para um público em sua maioria formado por jovens estudantes, a médica explicou sobre os benefícios das vacinas, que impedem a infecção por agentes causadores de doenças no corpo humano, evitando que elas se alastrem para outras pessoas.
Sobre o papel do governo federal na missão de garantir esses benefícios, a médica destacou o Programa Nacional de Imunizações, criado em 1973 com o propósito de reunir e executar atos sistemáticos de vacinação, obtendo avanços e melhorias significativas no sistema de vacinação do país.
A médica falou ainda sobre a dificuldade que existe no Brasil de vacinar pessoas que vivem em localidades isoladas ou em comunidades que vivem dominadas pelo crime. “Existem famílias que vivem em lugares onde só se chega de barco, de helicóptero, ou usando animais de carga, como burros e cavalos. Em outros locais, somos impedidos de entrar por criminosos. Essa é uma dificuldade que as equipes de vacinação ainda enfrentam em um país de extensão territorial tão grande como o nosso”.
A enfermeira e coordenadora de imunizações do Ceará/SES, Ana Vilma Leite Braga, destacou que as pessoas devem respeitar o calendário de vacinação, principalmente os mais jovens e as gestantes, por serem mais suscetíveis a doenças. “Algumas vacinas precisam ter aplicação controlada, pois são necessárias mais de uma dose. Por isso a importância das pessoas checarem o calendário para não esquecer a data das aplicações seguintes”.
