#FeiradoConhecimento – Evento é palco para exposições sobre Ciências da Natureza
27 de outubro de 2017 - 21:27
GeoPark Araripe e EcoMuseu Natural do Mangue são atrações na Feira do Conhecimento, até domingo (29/10) de 10h às 21h
Manguezal é uma zona úmida. Um ecossistema rico, mas que sofre pela discriminação por ter cheiro forte, cor escura e acessibilidade. Geralmente, o senso comum acha que esses locais são perigosos. Mas na Feira do Conhecimento 2017 a natureza é respeitada e há um espaço reservado para o EcoMuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba. Até domingo (29\10), no Centro de Eventos do Ceará, a “Exposição Mangue” acontece no intuito de conscientizar que os Mangues são fundamentais para a vida de humanos e animais.
Museu merece respeito
“Museu não é lugar de coisa velha, mas valorização do passado, entendimento do presente e respeito ao futuro”, destaca Rusty Sá Barreto, diretor do EcoMuseu Natural do Mangue. O Educador Ambiental explica ainda que os mangues “limpam o oxigênio através da absorção do CO2. Além disso, o manguezal serve de berço para tartarugas, tubarões e outros peixes de vida marinha”.
Nesta exposição, os visitantes podem conhecer um pouco do acervo do Museu e da fauna e flora existentes nos manguezais. Todos os exemplares são cearenses, trazidos tanto do mangue da Sabiaguaba como da área oceânica. Os animais expostos são taxidermizados, ou empalhados. Essa técnica é usada para conservar animais para fim de pesquisa, ciência, observação e educação ambiental.
A história imortalizada
Patrimônio da humanidade, o GeoPark Araripe é o primeiro geoparque das américas e hemisfério sul reconhecido pela Global Geoparks Network/Unesco. Está localizado na Região do Cariri e é composto por nove geossítios distribuídos em seis municípios. Seu território tem uma área de 3.441km².
A região é especial e destacada pelos achados geológicos e paleontológicos, com estimado valor científico, pedagógico, cultural e turístico. Por tantos atributos nos quesitos geoturismo, geoconservação e educação ambiental, o Geopark Araripe possui relevância mundial.
Na Feira do Conhecimento a Exposição Geopark expõe aos visitantes diversidade de fósseis de plantas e animais, provenientes do território do Geopark Araripe. Os fósseis são do período Cretáceo e tem cerca de 110 milhões de anos, período conhecido pelos dinossauros que habitaram o planeta Terra.
“As escavações controladas para coletar fósseis são feitas depois da delimitação de uma área, um buraco para escavaçãopara, a partir daí colher tudo que for encontrado”, explica o professor universitário Renan Bantin, responsável pela exposição.

