#FeiradoConhecimento – Ciência sobre rodas
27 de outubro de 2017 - 12:26
Uma solução barata, ágil e o melhor, que chama a atenção, principalmente de jovens e adolescentes. Os veículos são recursos muito eficientes em iniciativas de popularização da ciência ou ações educativas. Não por acaso, eles estão presentes na Feira do Conhecimento e figuram entre as atrações que mais recebem visitantes. São três ônibus e uma van repletos de detalhes que despertam a curiosidade e o interesse do público.
Começando pela unidade itinerante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é um ônibus usado para a realização de cursos de capacitação voltados para várias áreas de ensino em instituições e feiras. Processamento de alimentos para a fabricação de sucos, polpas, e nutrientes desidratados estão entre as formações.
Com sua praticidade, a ideia é levar o conhecimento sobre processamento das frutas para as pessoas, ao invés de fazê-las se deslocar até a Embrapa. Na Feira do Conhecimento, além dos cursos de processamento de alimentos, estão sendo apresentados projetos como, por exemplo, a economia de água em culturas de caju e coco utilizando hidrogel, um composto capaz de reter o líquido e liberá-lo gradualmente no solo.
Outro veículo de grande porte que está registrando filas de visitantes é a Nave Planeta Futuro, da empresa de energia Enel. De acordo com Alencar Laje, coordenador do espaço, a ideia é abordar de maneira diferente, mais leve, temas como meio ambiente e uso sustentável de recursos naturais. O espaço atende até 12 pessoas a cada meia hora. Elas, na experiência, assistem um vídeo em 3D e depois são direcionadas a uma sala de jogos cujo objetivo é “cuidar do planeta”.
O grupo M. Dias Branco, por sua vez, em ação conjunta com o Senai Ceará, trouxe uma unidade móvel com estrutura para capacitações nas áreas de panificação e confeitaria na Feira do Conhecimento. São oficinas na área de confeitaria, tanto de doces quanto de salgados. A Ritz, indústria que trabalha com confeitaria de chocolate, também está como parceira nas oficinas.
O Projeto Ciência Itinerante, iniciativa apoiada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Ceará (Secitece) também usa um ônibus para percorrer todo o território do Estado levando experimentos nas áreas de Biologia, Química, Física, Tecnologia da Informação e Robótica. Um exemplo claro de como é vantajoso usar um veículo nesse tipo de iniciativa, é que o projeto, que começou em 2010 sem o ônibus, era realizado com visitas esporádicas dos monitores a escolas públicas.
Na Feira do Conhecimento, os visitantes poderão conhecer o que o público de mais de 60 municípios cearenses, graças ao uso do veículo, já teve oportunidade de ver: demonstrações divertidas e didáticas realizadas por monitores das várias áreas abordadas pelo Ciência Itinerante.
Por fim, a Feira também tem como uma das atrações o Laboratório Móvel da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec). Trata-se de uma van que, como o próprio nome diz, é munida de um laboratório completo, capacitado para fazer análises de água. Suas principais vantagens são a rapidez e a capacidade de ir em qualquer lugar do estado. Com isso, empresas ou instituições que precisem de laudos técnicos sobre mananciais podem solicitar o trabalho e ter o resultado in loco.
Este expediente, de acordo com o Nutec, pode fazer toda a diferença em muitos casos de análise, já que se fosse preciso levar a água até Fortaleza ou outra cidade, ela poderia ter suas características físico-químicas alteradas durante a viagem, o que traria resultados menos confiáveis. Na Feira do Conhecimento, os visitantes podem conhecer a van, seus equipamentos e detalhes sobre o trabalho da equipe do Nutec que atua no laboratório móvel.