#FeiradoConhecimento – Ser ou não ser cientista: eis a questão

26 de outubro de 2017 - 19:32

Mesa redonda debate se ainda vale a pena seguir carreira científica em um período de alta procura por cursos de formação rápida

“Profissão Cientista” foi o tema do debate promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), na tarde desta quinta-feira (26), na Arena do Conhecimento. A mesa redonda contou com três cientistas brasileiros – Claudio Tadeu Daniel Ribeiro, Miriam Tendler e Wilson Savino. 

Segundo o pós-Doutor Claudio Tadeu Daniel Ribeiro, seguir a carreira científica e, consequentemente, com mais tempo dedicado às pesquisas ainda deve ser de interesse das pessoas, mesmo em um mercado de trabalho que muitas vezes exige formação profissionalizante rápida.

O cientista tem formação em Medicina e hoje atua em pesquisas sobre a doença Malária. Durante a conversa com a plateia formada principalmente por estudantes, o pesquisador destacou que tal processo é importante para o desenvolvimento econômico e social dos países: “O cientista é um profissional treinado para produzir conhecimento de forma robusta. É uma escolha de vida e ele pode fazer isso em qualquer área”. 

Orgulho do que produziu

Miriam Tendler, pesquisadora-chefe do Laboratório de Esquistossomose Experimental do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz também participou da mesa redonda para convidados e estudantes. 

A Cientista é Médica de formação, mas desde cedo escolheu a ciência como carreira: “Decidi ainda na faculdade que iria seguir a área de Pesquisa. Saber que a gente pode contribuir para o desenvolvimento do país me dá uma alegria imensa”, destaca a cientista.

Ainda segundo Tendler em sua participação na Arena do Conhecimento 2017, o fato de existirem brasileiros pesquisadores abre caminho para que grandes pesquisas deixem de se concentrar em países desenvolvidos do Hemisfério Norte sejam desenvolvidas no Brasil.

As mesas redondas fazem parte da programação da Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios, que acontece até o próximo dia 29/10 no Centro de Eventos do Ceará. O evento é uma realização do Governo do Estado, através da Secitece.

alt

alt