#FeiradoConhecimento – Matemática é desmistificada em atividades dentro do evento

26 de outubro de 2017 - 16:27

A Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios reúne programação diversa entre os dias 26 e 29 de outubro. Na manhã desta quinta-feira (26/10), a Arena do Conhecimento – um dos espaços principais da feira – ficou lotada de estudantes e curiosos sobre a Matemática.

“A Matemática está em tudo” é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017. E foi exatamente o que o professor do departamento de matemática da Universidade Federal do Ceará (UFC) Júlio Araújo explicou durante uma das apresentações na Arena, repleta de jovens. Segundo o especialista é preciso destacar que “a Matemática é necessária e que não é difícil. Muitas vezes a pessoa escuta falar na disciplina e já tem medo antes de tentar”.

O estudante Lidemberg Rodrigues estava atento às palavras do professor. Desde cedo o jovem percebeu interesse por essa área e destaca a importância do assunto ser discutido na feira. “Quando você desmitifica a Matemática no Brasil, as pessoas perdem o medo e mostram potencial”, destacou.
Na ciência não há individualidade

Em um outro momento, o professor do departamento de Matemática da UFC, Yuri Lima, apontou que qualquer mudança feita em uma comunidade pode afetar a todos. “Se uma borboleta bater as asas no Japão, é possível que ela crie um furacão no Brasil anos depois, já que isso mudaria a situação atual da atmosfera, e essa mudança vai se replicar”.

As palestras desta manhã fazem parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece dentro da Feira do Conhecimento, no Centro de Eventos do Ceará. O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Jailson Bittencourt, esteve em Fortaleza (CE) representando o Ministro Gilberto Kassab. “A feira homenageia a qualidade da Matemática no Brasil. O Ceará tem uma posição de destaque, com a maior nota de ensino médio Matemática, além de vários membros de cearenses que são matemáticos na Academia Brasileira de Ciências”, finaliza.

alt