Egresso do Polo UAB/CVT Maranguape consegue bolsa da Fulbright

25 de setembro de 2017 - 19:09

Dentre 2.530 candidatos de todo o país, Sandro Almeida Borem, ex-aluno do Polo de Educação a Distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Maranguape – que funciona em parceria com Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do Instituto Centec – foi selecionado para fazer parte do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Inglês nos Estados Unidos, da Fulbright.

Atualmente, ele é professor da rede municipal de Maracanaú e é tutor do Polo UAB de Maranguape, onde foi aluno do curso de Letras Inglês. Segundo Sandro, um diferencial que contribuiu para a sua seleção é a utilização de tecnologias em sala de aula. “Infelizmente, muitos professores de inglês ainda hoje encontram dificuldades para utilizar as novas tecnologias e, felizmente, por ter estudado na UAB, me acostumei a sempre ter essas ferramentas a meu favor”, explica.

Enquanto muitas escolas proíbem o uso do celular em sala de aula, Sandro utiliza o aparelho para atrair o interesse do aluno. “É muito difícil uma aula em que não uso um vídeo, um trailer, trecho de um filme; ou que peço aos estudantes para usar o celular em alguma atividade. Às vezes, antecipo para eles pelas mídias sociais uma notícia real, em inglês, para usarmos na aula do dia seguinte.

Acredito que o mais importante é ensinar o inglês do dia a dia, só gramática ou tradução de texto não são efetivos, nem atrativos pro jovem de hoje”, pondera.
Quando questionado se haveria alguma dificuldade para usar as tecnologias em escolas públicas e com alunos de baixa renda, o professor explica que até mesmo alunos de comunidades populares fazem esforço para ter um smartphone e os problemas de conexão à internet podem ser superados com outros recursos, como download prévio de vídeos, textos e outros materiais didáticos.

O Programa da Fulbright oferece um curso de seis semanas para desenvolver novas metodologias de ensino-aprendizagem da língua inglesa.  O egresso do Polo UAB de Maranguape partirá para os Estados Unidos no dia 10 de janeiro e, ao retornar, terá o compromisso de compartilhar o que aprendeu. “Além de um relatório final, vou repassar a metodologia para outros docentes. Enquanto professor, estou sempre à disposição de repassar tudo o que aprendo para quem quiser e tenho o desejo de contribuir, especialmente, com o Polo UAB de Maranguape, pois devo muito a tudo o que aprendi lá. Foi lá onde desenvolvi a prática e o hábito de usar o computador e as novas tecnologias, que sempre estiveram à nossa disposição”, comemora.