Instituto Centec inicia projeto de inclusão digital em Itaiçaba

20 de setembro de 2017 - 12:13

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) realizou, na última segunda-feira (18), às 15h, a aula inaugural do Projeto de Inclusão Sociodigital (PISD) em Itaiçaba. A iniciativa promove a inclusão digital e a democratização do acesso às novas tecnologias da informação e comunicação aos jovens de famílias de baixa renda.

O projeto é desenvolvido pelo Centec desde 2004 em diferentes municípios e, neste novo ciclo, 50 jovens de Itaiçaba, divididos em duas turmas, participarão de aulas de informática e línguas, gratuitamente, por um período de três meses. Foram selecionados jovens entre 14 e 24 anos que estejam cursando entre o 8º e o último ano do Ensino Médio ou que já tenham concluído, dando prioridade à alunos de escolas públicas.

O PISD será realizado em Itaiçaba pelo Centro Vocacional Tecnológico em parceria com a Prefeitura e a Câmara dos Vereadores. Prestigiaram a mesa de cerimônia da aula inaugural Silas Barros, presidente do Centec, Neyla Menezes, representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitece), Magnólia Leitão, vice-prefeita de Itaiçaba, Adriana Ferreira, coordenadora do CVT Itaiçaba, Virgínia Tavares, coordenadora do CVT Beberibe e demais representantes do Poder Público municipal.

Na oportunidade, o presidente do Centec reforçou o compromisso que a instituição possui em promover a qualificação de jovens e adultos e falou sobre os desafios e perspectivas positivas para o futuro Centec na sua nova gestão. Virgínia Tavares apresentou os casos de sucesso do PISD em Beberibe, pois lá o Projeto já encontra-se na 25ª edição; e duas ex-alunas Tâmara Girão e Camila Lima falaram da importância das capacitações recebidas no CVT Itaiçaba para a sua inserção no mercado de trabalho.