Cientistas cearenses desenvolvem satélite SACODE

13 de setembro de 2017 - 19:09

O satélite, com previsão de lançamento em 2020, vai monitorar a atmosfera, fornecendo dados sobre o meio ambiente

0s cientistas João César Mota e Jarbas Silveira, do Departamento de Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará, desenvolveram o Projeto SACODE – Satélite de Análise e Coleta de Dados Experimentais, com previsão de lançamento para o ano 2020. Um projeto totalmente cearenses, o satélite tem a missão de coletar e transmitir dados experimentais de plataformas para previsão climática no semiárido nordestino.

Na manhã desta quarta-feira (13.09), os dois cientistas estiveram na Secitece, para apresentar o projeto ao secretário Inácio Arruda. Eles explicaram que o satélite foi desenvolvido no padrão Cube-Sat modularizado, com lançamento de baixa complexidade e aplicação de alta eficiência em constelação, o que vai possibilitar uma cobertura em tempo real.

Segundo os cientistas, o Satélite Sacode está dentro de uma visão chamada Conasat, que é o estudo de uma Missão Espacial para Coleta de Dados Ambientais baseada em Nano Satélites. Todo o projeto está orçado em R$ 1 milhão 625 mil.

Com tecnologia local, após o seu lançamento, o satélite SACODE vai monitorar tanto a atmosfera, quanto a superfície da terra, fornecendo dados sobre o meio ambiente (temperatura, pressão, umidade do ar, radiação, formação das nuvens, entre outras).

alt

O secretário Inácio Arruda ressaltou mais uma vez a importância da ciência e tecnologia para o crescimento do Estado. Parabenizou os cientistas, destacando a relevância de projetos como o SACADE, desenvolvido com tecnologia local, em uma universidade cearense. E prometeu trabalhar junto ao governo do Ceará e a outras instituições na captação de recursos para o lançamento do satélite.