VII Erebio – NE reúne pesquisadores e debate Ensino de Biologia e Políticas de Formação
12 de setembro de 2017 - 11:06
Realizado de 6 a 9 de setembro, o 7º Encontro Regional de Ensino de Biologia – Regional 5 – Nordeste (Erebio), com grande programação e pesquisadores de várias partes do País. Em sua abertura, o Erebio contou com conferência da Professora Dra. Elenita Pinheiro Queiroz, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)/PPGED/FACED. Ela abordou o tema Ensino de Biologia, Políticas de Formação e Formação Política, que permeou as discussões de todo o evento.
A programação foi aberta pelo coordenador do Erebio, professor Dr. Cícero Magérbio Gomes Torres, além do Reitor da URCA, Professor Dr. Patrício Melo, e o Vice-Reitor, Professor Dr. Francisco do Ó de Lima Júnior. O coordenador destacou o histórico do evento e a sua realização no Crato, ressaltando a relevância do espaço, pela sua biodiversidade e cultura.
30 anos da licenciatura na URCA
Professor Cícero Magérbio lembrou ainda da celebração dos 30 anos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da URCA, pioneiro no interior do Estado do Ceará. Para ele, “receber um evento do porte do Erebio é uma grande responsabilidade. Estamos colhendo frutos”. A pró-reitora da Extensão da URCA, Arlene Pessoa, afirma que o evento voltado ao Ensino de Ciências foi avaliado por pessoas de vários estados como excelente em termos de acolhida, contribuições científicas nosdebates atuais para o ensino de Biologia, inovações bem sucedidas das vivências e rodas de conversa, além de ressaltar e valorizar a riqueza cultural dessa região.
Homenagem
Na ocasião, o coordenador homenageou a professora Teresinha Batista, uma das fundadoras do curso na URCA, criado em 1987. Segundo ele, o evento vem coroar esse momento de comemoração dessas três décadas. O Erebio contou com participantes de universidades como a UECE, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Universidade Federal do Ceará (UFC) Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), entre outras instituições. A organização do evento destaca todo um trabalho de mobilização pelo Brasil para reunir os pesquisadores na URCA, e debater questões relacionadas ao ensino, num momento delicado do País, em que se faz mudanças na base curricular.
Para o Professora José Roberto Feitosa, esse foi um momento de debater um tema importante, em que querem destruir a educação no Brasil. “A nossa função enquanto formadores é muito importante”, enfatiza. Ele agradeceu à URCA a oportunidade de debate durante os três dias. A Professora Dra. da UERJ, Ana Cléa Moreira Ayres, presidente do SBEnBio/ UERJ, ressaltou os encontros regionais, sendo este o quarto deles, somente este ano.
Desafio
O Reitor da URCA destacou o empenho dos docentes do curso para a realização do Erebio, como um grande desafio, trazendo a oportunidade de discutir um tema atual. Para o Reitor, o curso tem uma grande relevância para a Universidade, por ser ‘pai’ de muitas experiências, como o Mestrado em Bioprospecção Molecular, e mais recentemente o doutorado e mestrado em Química Biológica, com importante contribuição, entre outras grandes realizações na Universidade.
O evento contou com a participação de expressões artísticas, com apresentações dos repentistas José Gonçalves e Marlon Torres, além da orquestra dos alunos da Escola Técnica e Profissional, em Crato, que trouxe um repertório da músicas autorais e cantores como Michael Jackson, passando pela Bossa Nova.