IFCE amplia quadro efetivo com posse de servidores

29 de agosto de 2017 - 17:20

Instituição recebeu mais servidores técnicos-administrativos e docentes

Uma noite especial para os aprovados nos concursos públicos para servidores técnico-administrativos e docentes. Mais de 460 pessoas tomaram posse nos últimos dois meses para cargos de provimento efetivo no Instituto Federal do Ceará (IFCE). Na posse desta segunda-feira (28), a maioria dos empossados era composta por técnicos administrativos. Para os novos servidores, o momento foi de muita celebração, acompanhada de perto por familiares e amigos.

Os novos servidores foram recebidos pelos gestores da Reitoria e dos campi e ouviram palavras de incentivo e um pouco da história da instituição: “Quero saudar, de forma muito carinhosa, cada um de vocês. A conquista, de alcançar uma vaga no serviço público, reflete esforços e dedicação. Com o apoio de todos, vamos fortalecer mais os serviços que prestamos à sociedade”, enfatizou Virgílio Araripe, reitor do IFCE.
De acordo com dados da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, com essa posse, o IFCE passa a contar com mais de 3.250 servidores entre técnicos e docentes: “Realizamos esses certames que receberam mais de 60 mil candidatos. Alguns cargos, como o de assistente em administração, foram bastante disputados. Nossos parabéns!”, afirmou Ivam Holanda de Souza, pró-reitor de Gestão de Pessoas.

Cada pessoa, uma história

Rhayane Monteiro, nova técnica em eventos do campus de Canindé, é um exemplo disso. Rhayane falou em nome dos empossados, recordando seu primeiro contato com o IFCE no ano de 2013, quando ingressou no Curso Técnico em Informática. “Atualmente, curso bacharelado em Ciência da Computação. Hoje, estou aqui para celebrar essa nova conquista em minha vida, que é a aprovação em concurso público. Entro no IFCE não apenas como estudante, mas também como servidora. Em nome dos empossados, agradeço a Deus, amigos e familiares por essa conquista em nossas vidas”, comemorou Rhayane.

Fortalecimento do IFCE

O diretor-geral do campus de Cedro, Fernando Melo, lembra a dificuldade do início das atividades do campus, há 22 anos, quando em sua criação, apenas dois servidores supriam as demandas administrativas. “Hoje, destaca Melo, o Cedro já está fortalecido, solidificado, na região Centro-Sul, contando atualmente com 44 servidores, um aumento de mais de 80% nos últimos quatro anos”, descreve o diretor. “A gente fica muito feliz que o IFCE tenha conseguido fazer estes dois concursos em tão pouco tempo, em que foram empossados cerca de 450 novos docentes e servidores técnico-administrativos em seis meses.”, destaca, realçando que vem sendo fundamental a ampliação do quadro docente e técnico-administrativo para o fortalecimento dos novos campi.

Elo com a comunidade

Izamaro de Araújo, diretor-geral do campus de Jaguaribe, ressaltou que cada servidor que chega ao IFCE traz uma bagagem de conhecimentos, de experiências que se somam no Instituto. “Muitos campi estão recebendo nutricionistas, bibliotecários, profissionais com formação bastante qualificada e ampla que têm um papel fundamental dentro da instituição, inclusive nas comunidades em que servirão”, pontuou.

Ainda de acordo com ele, a rede se fortalece mais ainda à medida que os suportes garantidos através dos técnicos às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, realizadas pelos docentes e alunos, também se solidificam. “No dia a dia, essas pessoas fortalecerão a relação entre o Instituto e essas comunidades das cidades sedes e vizinhas, onde estão localizados os campi. Isso é altamente importante e torna a instituição cada vez mais viva”, concluiu.

Novo vídeo institucional

Na ocasião, houve a exibição do novo vídeo institucional. Um resumo da atuação e da forte presença do Instituto Federal do Ceará, destacando o processo de democratização das oportunidades de crescimento educacional aos cearenses. Trata-se de uma produção do Departamento de Comunicação Social da Reitoria, com apoio de todos campi, cuja execução foi inteiramente realizada por servidores do IFCE, com destaque para os técnicos em audiovisual Geovanny Brasil e Rodrigo Brasil, da jornalista Alissa Carvalho e do relações públicas Antônio Alencar, integrantes do Grupo de Trabalho criado para produzir esse produto de comunicação.

Além dos diretores-gerais de campi, pró-reitores e demais gestores da instituição, a solenidade foi prestigiada pelo secretário de Ciência e Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, que representou o governador do Ceará, Camilo Santana, assim como o deputado federal Chico Lopes.