URCA realiza colação para 435 formandos

22 de agosto de 2017 - 00:00

Em 31 anos, a URCA já formou mais de 27 mil alunos, qualificando profissionais e promovendo o desenvolvimento regional

A Universidade Regional do Cariri (URCA), realizou, na última sexta-feira, solenidade magna de Colação e Grau para 435 formandos da Instituição, de 17 curso, presidida pelo Reitor em Exercício, Francisco do O’ Lima Júnior. A solenidade contou com a presença do Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (SECITECE), Inácio Arruda, representando o Governador do Estado, Camilo Santana, e o Prefeito do Crato, José Ailton Brasil, os gestores municipais do Cariri. A solenidade aconteceu no Ginásio Poliesportivo da URCA, no campus do Pimenta, que ficou lotado, com mais de 3 mil pessoas, para prestigiar o evento.

alt

A Universidade forma mais de 27 mil egressos, ao longo de 31 anos de história na região do Cariri e Centro-Sul do Estado. Os novos formandos são do segundo semestre de 2016, dos Cursos de Teatro, Artes Visuais, Pedagogia, Direito, Economia, Ciência Sociais, Letras, História, Geografia, Biologia, Enfermagem, Educação Física, Tecnólogos da Construção, Matemática, Física, Engenharia de Produção e os formandos do Plano Nacional de Capacitação de Professores (PARFOR).

O Reitor em Exercício destacou que nesse momento, a “URCA cumpre a sua incumbência elementar, dentre as suas grandes missões, entregando à sociedade o seu produto mais importante, que são profissionais com formação de qualidade para atuar com responsabilidade em suas áreas”. Ainda acrescenta, que esse papel se cumpre no espaço da promoção do desenvolvimento das regiões Sul e Centro-Sul do Ceará e de áreas dos Estados do Piauí, Pernambuco e Paraíba, num contexto socioeconômico ainda marcado por vulnerabilidades.

Novos profissionais

alt

O secretário da SECITECE, Inácio Arruda, parabenizou os novos formandos, ao afirmar que são os novos profissionais do Ceará e do Brasil. “Essa é uma conquista sofrida do povo do Ceará”, disse. O secretário ainda lembrou que, nos últimos três anos, apenas o Ceará realizou concurso no Brasil, salientando as dificuldades de universidades que estão enfrentando grandes problemas de se manterem no Brasil, como a UERJ.

As dificuldades encontradas no caminho, as lições vivenciadas, e a gratidão a todos que contribuíram para que chegassem ao momento da vitória, foram palavras que marcaram o discurso do orador das turmas, André Wedson Santos Batista, do Curso de História. Conforme destacou, não existe possibilidade de glória sem esforço.

Já a paraninfa, Professora Eliacy dos Santos Saboya, do Curso de Pedagogia, desejou alegria, conhecimento e coragem aos novos formandos. “O conhecimento existe é para encantar as pessoas, e não para humilhá-las”, afirmou. E ainda ressaltou que os novos profissionais, devem se comprometer, acima de tudo, como sujeitos da história.

Mesmo no atual momento que o País vivencia, o Reitor em Exercício, estimulou os formandos a não desanimarem, mas procurarem se aprimorar nos estudos, com a continuidade de uma carreira acadêmica e inserção no mercado de trabalho. “Nada deve afetar o ânimo e a competência de vocês. Pelo contrário, devem ter determinação e coragem instrumentalizando outros dois dons que são a Fortaleza e a Ciência”, reforçou.


Conquistas

Algumas conquistas da URCA foram destacadas pelo Reitor em Exercício, Professor Lima Júnior, mesmo diante de grandes desafios enfrentados pela Universidade nos últimos anos, como a ampliação no número de mestrados e doutorado; expansão de ações de assistência estudantil; intensificação da pesquisa e avanços em práticas inovadoras, com interação junto ao setor produtivo regional, além da promoção da inclusão e da acessibilidade; internacionalização gerindo projetos de grande envergadura, bem como recebendo e enviando pesquisadores e estudantes para outras instituições mundo afora; boa avaliação dos cursos de graduação; grande índice de aprovação em exames de categorias profissionais como a OAB, aprovação em cursos de mestrado e doutorado.

Além desses aspectos, pode ser considerada de grande relevância a ampliação no número de docentes. Em breve serão nomeados pelo Governador do Estado, 41 novos professores, totalizado um quadro docente de 668, entre efetivos, temporários e substitutos.

alt

Assessoria de Comunicação da URCA