Lançada em Fortaleza, a terceira etapa do programa de aceleração de Startups
18 de agosto de 2017 - 12:20
O projeto Corredores Digitais 2017 vai selecionar 100 projetos que poderão ser transformados em negócios
O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, lançou na noite desta quinta-feira (17/08), a versão 2017 do Programa de Aceleração de Startups – Corredores Digitais, numa parceria com o Sebrae e a Microsoft Innovaction Center Fortaleza (MIC). O evento aconteceu no espaço FB Ideias e contou com a presença de representantes de vários setores da área de Tecnologia e Inovação. O programa vai selecionar até 100 projetos que podem ser transformados em um negócio inovador.
Na ocasião, foi apresentada também a Rede de Mentores que integrará a nova fase do programa. Esses profissionais vão auxiliar os autores dos projetos selecionados durante todo o processo de aceleração, que terá a duração de seis meses, passando todo o conhecimento teórico e prático para o desenvolvimento do negócio.
Podem participar do Corredores Digitais 2017 qualquer pessoa que tenha uma ideia, invenção ou pesquisa e queira transformá-la em negócio de alto impacto. “Existem hoje diversos projetos acadêmicos e de estudantes de escolas profissionalizantes com grande potencial para virarem startups de sucesso”, ressaltou Inácio Arruda, acrescentando que o programa é mais uma ação da Secitece, visando o fortalecimento e o desenvolvimento socioecônomico do Estado.
O Gerente de Startups da Microsoft, Rodrigo Dias, destacou a importância da parceria do MIC com o governo do Estado nesse trabalho pelo desenvolvimento do ecossistema de inovação no Ceará. Participaram ainda, Taylor Aguiar, coordenador do Mic e Guilherme Ellery, diretor do Farias Brito, além de estudantes, professores e toda comunidade interessada em empreendedorismo e inovação.
Benefícios
Durante a solenidade de lançamento, a coordenadora do Programa Corredores Digitais, Gabriella Purcaru, informou que os 100 projetos selecionados serão beneficiados com capacitação para o desenvolvimento das competências de inovação e empreendedorismo, infraestrutura física, mentoria e ferramentas de inovação para auxiliar o crescimento do negócio. Todos poderão utilizar o espaço físico do MIC, com as ferramentas da Microsoft, Bispark. Ao final do programa as 30 melhores startups serão conectadas a potenciais investidores.
O Corredores Digitais alia o conhecimento de jovens ao processo de incubação e no desenvolvimento de novos negócios. A iniciativa já criou 34 novos produtos/serviços com essas empresas em todo o Ceará. O programa abrange todos os municípios cearenses, já tendo sido lançado na Região do Cariri (Crato) e Região Norte (Sobral).
As inscrições podem ser realizadas através do site: www.sct.ce.gov.br/corredoresdigitais até o dia 20 de setembro.